Esportes

Agora o clássico é outro para a Serpente Tricolor

15 jun 2019 às 11:58

O duelo entre Cascavel Futsal e Marechal é carregado de tradição no Estado do Paraná. Por conta disso, existe uma rivalidade natural entre os dois times do oeste que já se encontraram em duas decisões do Campeonato Paranaense da Chave Ouro. E já se encontraram este ano também em três ocasiões. Foram dois amistosos durante a pré-temporada e uma partida oficial que foi válida pelo Estadual. Os dois times farão um novo clássico neste domingo (16). Sem desmerecer os duelos anteriores, este jogo é o mais importante para ambos porque se trata de uma partida da Liga Nacional. O Marechal recebe o Cascavel Futsal às 11 horas, no ginásio Ney Braga em Marechal Cândido Rondon.

Apesar de toda a tradição do confronto, o duelo deste domingo é quase uma novidade para os treinadores dos dois times. No comando do Cascavel Futsal desde o início do ano, Cassiano Klein experimentou este clássico em três ocasiões. Mas só um deles foi um jogo oficial. A partida válida pela Chave Ouro ocorreu no dia 20 de maio, também no Ney Braga, e terminou empatada em 1 a 1. O detalhe é que aquele jogo marcou a estreia do técnico Fernando Malafaia no comando do Marechal. O treinador fez o time reagir e se manteve invicto por cinco jogos. Na rodada anterior, o Malafaia sofreu a primeira derrota. O Marechal foi superado pelo São José por 5 a 3 fora de casa.

Isso significa que os dois treinadores terão farão o primeiro clássico pela Liga Nacional.

Por falar em Liga, o momento do Cascavel Futsal é melhor. O time de Cassiano Klein conquistou três vitórias seguidas no torneio e deu um salto na tabela de classificação. E é justamente por isso que o jogo deste domingo ganha uma notoriedade maior. Se trata de um confronto direto entre os rivais. O Cascavel Futsal tem doze pontos, três a mais que o Marechal.

Só que o time de Cassiano Klein encarou uma semana bem mais desgastante e teve outro grande clássico. Na última quarta, a Serpente Tricolor mediu forças com o Pato Futsal pelo Campeonato Paranaense da Chave Ouro. Os dois times ficaram no empate em 1 a 1, no ginásio da Neva, e os comandados de Klein tiveram que correr atrás do atual campeão da Liga para empatarem a partida. O Marechal, ao contrário, teve a semana livre de compromissos nas quadras e se dedicou apenas à preparação para o confronto deste domingo. Cassiano Klein destacou as virtudes de seus atletas nestes jogos que exigem um pouco mais de toda a equipe. “Eu vejo um ponto positivo de nossa equipe essa entrega dentro de quadra. Nós chegamos ao vigésimo jogo oficial neste ano e em todos eles, mesmo vencendo ou perdendo, nós fomos muito regulares. Essa paixão, essa entrega e esse comprometimento dos atletas estão acontecendo em todos os jogos. Se a equipe perder o desejo de vencer e a entrega, ela perde tudo”, disse Klein.

A explicação do treinador se justifica pelos números. O Cascavel Futsal tem se notabilizado pelas atuações do setor defensivo. O time tem a defesa menos vazada na Liga Nacional com apenas 14 gols sofridos em oitos jogos e também tem a melhor defesa da Chave Ouro: 15 gols sofridos em doze partidas.