O mistério sobre o elenco do Futebol Clube Cascavel (FCC) para o Campeonato Paranaense de 2019 acaba nesta terça-feira (06). A diretoria fará a apresentação oficial de todos os jogadores e membros da comissão técnica em um evento programado para as 19 horas, no Estádio Olímpico Regional. Alguns atletas já são conhecidos da torcida. São os jogadores que pertencem ao FCC, vestiram a camisa do clube no Paranaense deste ano e retornaram de empréstimos. A curiosidade maior se refere a quem vai reforçar o time.
Paulo Foiani já está trabalhando com o grupo de atletas desde o dia 22 de outubro. Nas primeiras atividades, o treinador teve um trabalho mais restrito. Até porque, na primeira semana, os jogadores que chegaram foram submetidos a exames médicos. Na segunda semana, Foiani pôde explorar um trabalho mais específico com bola. O treinador fez um balanço destes primeiros dias à frente do elenco do FCC, mesmo sem poder contar com todos os reforços. “No início, nós tivemos que focar em avaliações médicas. Ainda temos atletas para chegar. Dois jogadores que ainda estão em competições vão se apresentar no dia 11 de novembro. Mas a princípio, cerca de 90% do elenco já se apresentou. Já iniciamos a parte da preparação física, em trabalho conjugado com a parte técnica, com campo reduzido, mas já implantando o trabalho com bola”, explicou Foiani.
O treinador poderá testar o novo time de maneira efetiva no dia 15 de novembro, quando o FCC fará um amistoso contra a equipe amadora de Marechal Cândido Rondon. “Temos esse primeiro amistoso contra um time lá em Marechal. Dentro do nosso planejamento, temos mais três amistosos contra equipes amadoras justamente para neste início de preparação começarmos a pegar condições de jogo”, explicou Foiani. “Mas eu estou bem feliz, o trabalho está sendo bem feito. Estamos vivendo o dia a dia e a entrega dos atletas tem sido muito grande e isso nos agradou muito. De todos os atletas que se apresentaram, apenas três jogadores estão um pouco acima do peso, o que é uma coisa natural. Normalmente, este número seria maior, mas tivemos a felicidade de receber jogadores que finalizaram competições variadas e chegaram bem. Agora é só dar uma manutenção, um trabalho de força. E depois é só começar a implantar o meu sistema de jogo, a forma que eu vou quer que a equipe jogue e começar a definir a equipe para a competição do ano que vem”, reforçou Foiani.
Sobre os amistosos, o treinador quer enfrentar equipes que vão disputar o Campeonato Paranaense no ano que vem ainda nesta temporada. “Não tem como a gente fugir disso. Na nossa região temos muita dificuldade de fazer amistosos contra equipes de outros estados pela distância. Até mesmo para as nossas equipes adversárias no Paranaense têm essa mesma dificuldade, tirando as equipes da Capital. Diferente de ser o nosso adversário no futuro, eu vejo que é mais importante a gente focar na preparação. A pré-temporada é justamente para isso. É esse trabalho que vai dar qualidade de jogo, que vai fazer a equipe entender o modelo de jogo, independente do adversário que vamos enfrentar”, disse Foiani.
No Paranaense de 2018, o FCC vai ficar no Grupo B ao lado do Cascavel Clube Recreativo (CCR), Coritiba, Paraná Clube, Cianorte e Rio Branco de Paranaguá. O Grupo A será formado por Atlético-PR, Foz do Iguaçu, Maringá, Londrina, Toledo e Operário de Ponta Grossa.