Esportes

Atleta da natação de Cascavel é campeão brasileiro

03 ago 2021 às 16:14

Será que veremos algum atleta de Cascavel nos Jogos Olímpicos no futuro? A torcida é essa e candidatos não faltam. Hoje, a natação da Associação Atlética Comercial (AAC) tem alguns dos melhores nadadores do país. Um deles é o jovem Willyan Haruo Matana, de 14 anos. Se pensar em Olimpíada, talvez ele se credencie para Los Angeles em 2028. Então, o jeito é curtir os resultados de momento. Willyan participou do Campeonato Brasileiro de Natação Juvenil e Junior, que foi disputado em Recife (PE). O nadador cascavelense voltou para casa com duas medalhas. Ele foi o campeão na prova dos 200 metros borboleta e ficou com a prata na prova dos 400 metros medley.

A medalha de ouro no nordeste brasileiro credenciou o atleta para a primeira competição internacional e, quem sabe, o início da escalada olímpica para o cascavelense. Em novembro, Willyan vai disputar o Campeonato Sul-Americano de Natação na Bolívia. “Fiquei muito feliz com os resultados depois de muito tempo sem competir. Eu nadei dez provas no Recife, sendo sete provas individuais e três revezamentos. Conquistei duas medalhas e foi um resultado bem bom diante de todos os treinos que eu tive. Agora é treinar ainda mais para as competições que vêm pela frente. O Sul-Americano terá apenas os primeiros colocados de cada prova”, disse.

A jovem Beatriz Garute, de 15 anos, esteve no grupo de dez atletas que representou Cascavel em Recife. E também subiu no pódio. Ela ficou com a prata na prova dos 400 metros medley. Beatriz destacou a primeira competição nacional que os atletas participaram depois de um longo período de pandemia. “Foi uma competição em que estávamos preparados. Treinamos bastante e o psicológico estava bem alinhado. Foi uma competição bem diferente e tivemos que obedecer todos os protocolos de saúde”, explicou a atleta.