O melhor nadador do Brasil na categoria Infantil 1 é de Cascavel. O jovem Willyan Haruo Matana conquistou o título nacional no Campeonato Brasileiro de Natação, em Belo Horizonte. Ele foi campeão na prova dos 400 metros medley, sua especialidade, e também faturou a medalha de ouro na prova dos 200 metros borboleta. Além disso, conquistou a medalha de bronze nos 1500 metros livre. “Eu estou achando tudo isso muito bom, mas teve um esforço. E vai ser difícil permanecer em primeiro lugar porque tem bastante gente tentando me alcançar”, disse o nadador, com a responsabilidade de quem é o melhor atleta do país.
Para o técnico Rui Comin, ter um nadador do gabarito de Willyan na piscina da Associação Atlética Comercial (AAC) é um privilégio. “Trabalhamos muito para isso. Ele é um menino muito disciplinado. A gente vem desde o dia 05 de janeiro para conseguir esses bons frutos. É uma satisfação imensa ter o melhor nadador do Brasil na nossa piscina” avaliou o treinador.
No Brasileiro, em Belo Horizonte, o clube cascavelense teve ainda a nadadora Beatriz Garute da Silva em ação. Ela conquistou a medalha de prata na prova dos 200 metros costas.
Só que os dois atletas nem tiveram muito tempo para comemorar as conquistas. Esta semana, lá estavam eles na piscina se preparando para os próximos desafios. No mês que vem, os dois vão disputar o Campeonato Sul-Brasileiro de Natação. O evento está programado para os dias 12 a 15 de junho, em Palhoça (SC). “A gente voltou no domingo e na segunda-feira já tinha treino. O que passou, passou... Temos o Sul-Brasileiro e bola para frente”, disse Beatriz.
Ambos ainda vão nadar nos Jogos Escolares do Paraná (Jep’s). “Eles têm o Sul-Brasileiro Infanto-Juvenil, que vai ser em Santa Catarina e de teremos os Jogos Escolares. O Willyan e a Bia são da categoria B e também vão ser atletas destaque para poderem ir para os Escolares Brasileiros”, explicou Rui.