A equipe de atletismo de Londrina faturou sete vezes o primeiro lugar na etapa regional Sub-16, no último fim de semana, em São Bernardo do Campo, em São Paulo. A delegação foi um dos destaques do torneio e conquistou no total 11 pódios. Além dos primeiros lugares, o representantes de Londrina trouxeram dois segundos e dois terceiros lugares. O evento reuniu as duas primeiras etapas da modalidade.
Para o técnico Gilberto Miranda, o desempenho em São Bernardo do Campo foi satisfatório. “Foi uma competição de bom nível técnico e nossos atletas conseguiram mostrar potencial. Conseguimos resultados expressivos, com alguns inclusive colocando seus nomes entre os primeiros colocados do ranking nacional”, avaliou.
Miranda afirma que a competição em solo paulista também serviu para dar ritmo de prova aos atletas, visando as disputas dos campeonatos Paranaense Sub-14 e Brasileiro Sub-16, que acontecem no mês de setembro.
Competição
A sequência de pódios começou com Bruna Caroline Balduíno Bueno de Araújo, que venceu a prova dos 3.000 metros da marcha atlética com o tempo de 16min21seg75. Com o resultado, ela assumiu a segunda colocação do ranking nacional da categoria.
Campeã da fase final B dos Jogos Escolares, Giovana Nogueira Vespero confirmou a boa fase ao confirmar as vitórias no arremesso do peso (10,50 metros) e lançamento do martelo (34,23 metros). As marcas alcançadas em ambas as modalidades a colocam como a melhor colocada no ranking sub-16 entre as atletas nascidas em 2004, consolidando sua evolução nos últimos meses.
Pedro Luiz Tambolim também subiu ao lugar mais alto do pódio duas vezes. Ele venceu os 1000 metros rasos (2min35seg95) e 1000 metros com obstáculos (2min50seg56), resultados que o colocaram como primeiro colocado do ranking nacional dos 1000 metros com obstáculos e segundo dos 1000 metros rasos.
Fechando a lista de campeões, Heber de Lima Santos levou a primeira colocação no lançamento do martelo, com a marca de 44,98 metros. Ele é o novo primeiro colocado do ranking nacional com este resultado. E no salto em distância, Bruno Augusto Luiz foi campeão ao atingir 6,22 metros em seu melhor salto.
Os dois vice-campeonatos vieram com Giovana Pereira da Silva, no salto em altura (1,40 metro) e João Ricardo Canonico, no pentatlo (3258). Na mesma prova, Eric Trindade Abi (3185) foi terceiro e João Guilherme Moreira Bueno foi o quarto (3095). Uma das promessas da equipe para as provas de velocidade, Anna Lyvia Agostinho foi terceira nos 250 metros rasos (35seg80) e quarta nos 75 metros rasos (10s).