Atletismo

Cascavel agora é oficialmente candidata à sede dos Jogos Escolares da Juventude Nacional

15 mar 2019 às 18:29

A Prefeitura de Cascavel encaminhou hoje (15) ao Comitê Olímpico do Brasil a carta de intenção para tornar o Município cidade-sede dos Jogos Escolares da Juventude Nacional - etapa Regional Sul/Sudeste de 12 a 14 anos e 15 a 17 anos. O documento foi formalizado após a Fundação Municipal de Esportes vencer várias etapas e o Município formalizar a liberação da cessão de uso de espaços esportivos e não esportivos para a realização da competição, programada para o período de 2 a 6 de setembro deste ano.

"A liberação ocorreu após a aprovação dos espaços pelos integrantes do Comitê Olímpico do Brasil, que realizaram a visita técnica em fevereiro e conheceram a rede hoteleira, que hoje também formalizou os orçamentos da rede ao Comitê, cumprindo requisitos da candidatura do Município", detalha o diretor da Fundação, Daniel Scalco.

A expectativa, segundo ele, é de que até o fim do mês seja divulgado o resultado e que Cascavel seja confirmada como sede dos jogos. "Já cumprimos todos os encargos e agora estamos otimistas. Caso a escolha se confirme, Cascavel tem muito a ganhar, pois a movimentação econômica para os setores hoteleiro, de gastronomia, principalmente, será significativa nesse período".

Os jogos são disputados nas modalidades de Basquetebol, Futsal, Handebol e Voleibol por atletas dos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e Goiás.

De acordo com o gerente do COB, que esteve em Cascavel em fevereiro, a previsão é de que seja investido R$ 1 milhão neste evento, sendo que ao Comitê caberá investir R$ 800 mil  e ao Município os 20% restantes em transporte interno e manutenção dos locais onde os jogos serão realizados. "As despesas com transporte interno, limpeza, ambulância e demais demandas serão revertidas em benefícios com o investimento que o Comitê Olímpico deixa na cidade, como o pagamento de toda a hospedagem e alimentação dos participantes, que irá girar próximo a mil pessoas durante a realização do evento", completou Scalco.

Assessoria