Atletismo

Cidade recebe Circuito Caixa de Maratoninha no domingo

28 abr 2018 às 10:42

No dia 29 de abril, próximo domingo, Londrina receberá mais uma edição do Circuito Caixa de Maratoninha. O evento será no estacionamento do Jardim Botânico de Londrina, na Avenida dos Expedicionários, 200, às 9 horas. Os participantes serão separados em baterias por faixa etária. O campeão de cada bateria será premiado com uma bicicleta e todos os inscritos receberão camiseta, boné e medalha de participação. É esperada a participação de 1.500 crianças.

Podem participar crianças de 5 a 12 anos. Elas serão divididas em quatro categorias: 5 a 7 anos, 8 a 10 anos, 11 e 12 anos e especial até 12 anos, para crianças com deficiência. Para participar na categoria especial as crianças devem ter de 5 a 12 anos. Já os atletas surdos/mudos correrão na categoria regular, conforme a faixa etária. 

O percurso da corrida será de 100 metros para a categoria especial e 300 metros para as demais. Para a entrega da premiação é obrigatório apresentar documento de identificação da criança, para isso serão aceitos certidão nascimento, carteira de estudante ou RG da criança.

A edição deste ano contará com a competição exclusiva para crianças ciclistas, promovida em parceria com o Clube de Ciclismo de Londrina, e a participação de pequenos corredores estudantes da zona rural da cidade. No total, 50 instituições de ensino estarão envolvidas na organização da edição de 2018, sendo 47 escolas municipais, além da participação das crianças do Instituto Londrinense de Educação para Crianças Excepcionais (Ilece) e da Associação Pais Amigos Excepcionais de Londrina (Apae).

Atualmente, o calendário anual da Maratoninha tem 23 etapas previstas para as cinco regiões do Brasil. A cidade foi selecionada em função do projeto Londrina Atletismo, do Instituto Paranaense de Esportes e Cultura (IPEC), que recebe patrocínio da Caixa há 18 anos.

Madrinha do circuito – Neste ano, a madrinha do circuito será Rosemar Coelho, ex-corredora que defendeu a Seleção Brasileira de Atletismo de 1998 a 2011. Ela conquistou diversas medalhas, entre elas a de bronze no revezamento 4 x 100 nos Jogos Olímpicos de Pequim (2008) e a de ouro no mesmo revezamento, nos Jogos Pan Americanos De Guadalajara, no México (2011). 

A atleta esteve presente, na manhã de hoje(27), na Escola Municipal Américo Sabino Coimbra, no Vista Bela, em um encontro com alunos de escolas municipais e estaduais. Ela contou sobre a sua carreira, trajetórias, vitórias e desafios. No sábado (28), ela estará no Instituto de Ensino Superior de Londrina (Inesul), às 10 horas, em uma palestra aberta a todos os interessados. 

Em Londrina, o Circuito Caixa de Maratoninha conta com a parceria da Prefeitura de Londrina, da Secretaria Municipal de Educação, do Instituto Paranaense de Esporte e Cultura (Ipec) e da Fundação de Esportes de Londrina (FEL).

(com N.Com)