Atletismo

Cinco escolas municipais passam a contar com o Atletismo Kids

19 abr 2018 às 09:57

O Londrina Atletismo, projeto do Instituto Paranaense de Esportes e Cultura (IPEC), começou, na última segunda-feira (16), o programa Atletismo Kids em cinco escolas da rede municipal de ensino de Londrina. O programa é responsável por apresentar a modalidade para crianças matriculadas do 3° ao 5° ano do ensino fundamental. Até o momento, estão sendo atendidas quatro escolas municipais no contraturno escolar, são elas: Maria Irene Vicentini, Professora Jovita Kaiser, Sônia Parreira Debei e Ignez Corso Andreazza. Também participa o Centro Municipal de Educação Infantil Vista Bela. 

Em 2017, o programa totalizou mais de 600 atendimentos em 8 escolas do município. O desejo de todos os envolvidos é que neste ano o Atletismo Kids contemple mais escolas.

O principal objetivo do trabalho é oferecer às crianças o primeiro contato com a modalidade, despertando, desse modo, o gosto pelo esporte, além de colaborar com o combate à ociosidade e obesidade infantil. Após completarem o ensino fundamental, as crianças podem participar do programa Sementes de Ouro, que oportuniza a prática do atletismo aos alunos de colégios estaduais. Ambas as iniciativas estão dispostas a descobrir novos talentos para o atletismo de Londrina.  

Segundo o gestor do projeto Londrina Atletismo, Gilberto Miranda, o programa Atletismo Kids tem como propósito fazer com que os alunos mostrem as suas capacidades nas áreas do atletismo, além de combater o abandono e a evasão escolar. “O projeto Londrina Atletismo, como um todo, é considerado pela CAIXA um dos melhores do Brasil e, desde o seu início em 2000, já atendeu milhares de alunos em todos os seus 25 programas. O projeto também tem parcerias em outras cidades, como Cornélio Procópio, Assaí, Jacarezinho, Grandes Rios e Ribeirão Claro. Esperamos aumentar ainda mais os resultados alcançados a fim de destacar o potencial destes jovens regionais”, salientou.

Em 2018, o Atletismo Londrina completou 18 anos de parceria com a Fundação de Esportes de Londrina. Atualmente, o projeto conta com convênio com a Prefeitura de Londrina, através do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (FEIPE) da FEL. “Temos muito orgulho de sermos parceiros de um projeto tão bonito e que a cada dia ganha mais repercussão, isso porque o projeto conta com uma equipe muito competente que atua por trás disso tudo. Já tivemos alunos de periferia que entraram no esporte e se reergueram e seguiram o caminho dos estudos e do esporte, e isso é muito positivo para um projeto que tem como um dos princípios promover a inclusão social através do atletismo”, ressaltou Fernando Madureira, presidente da FEL.