Atletismo

Equipe londrinense de atletismo inicia série de avaliações físicas

29 jan 2018 às 12:11

A semana será de muitos testes para a equipe londrinense de atletismo. Atletas de todas as categorias passarão por uma bateria de avaliações visando a temporada 2018, que tem as primeiras competições previstas já para o próximo mês. O grupo retornou aos treinos há pouco mais de 10 dias.

Os testes serão aplicados durante os treinamentos pelo professor de educação física Lucio Caldeira. Entre as avaliações previstas estão atividades de salto, velocidade e resistência. Os atletas serão divididos em grupos, de acordo com as provas que praticam. “Essas avaliações e acompanhamento servirão para auxiliar na melhora do desempenho e indicar risco de lesão sem trauma. Todo resultado será enviado aos técnicos para auxiliar no processo de planejamento e organização do treinamento”, explicou Caldeira.

O técnico Gilberto Miranda explica que a bateria de avaliações, realizada atualmente nas grandes equipes de atletismo do país, serve de base para o cronograma de treinamentos que é montado para cada atleta ao longo da temporada. “É um complemento fundamental para nosso trabalho, pensando em alto nível. Cada atleta, de acordo com a prova que pratica, precisa desenvolver determinadas potencialidades e essas avaliações nos auxiliam nesse trabalho”, observou.

A equipe londrinense conta atualmente com aproximadamente 60 atletas distribuídos em sete categorias: sub-12, sub-14, sub-16, sub-18, sub-20, sub-23 e adulto. A previsão é de que os principais programas de captação de novos talentos sejam reiniciados nas próximas semanas.

(Assessoria)