A londrinense Lívia Avancini consolida-se cada vez mais como um dos principais nomes do arremesso de peso feminino nacional. No último final de semana a atleta da equipe Londrina/Caixa/IPEC de atletismo conquistou o vice-campeonato da prova no Troféu Brasil, a maior competição do atletismo brasileiro. É o segundo ano consecutivo que ela fica com a segunda colocação.
Aos 25 anos, a londrinense vive uma das melhores fases de sua carreira. A evolução nos treinos tem apresentado reflexo direto na melhoria das marcas alcançadas nesta temporada. No Troféu Brasil 2017, ela atingiu 17m02cm, e ficou atrás apenas da atual campeã nacional e principal nome da modalidade no país, Geisa Arcanjo.
O segundo lugar foi suficiente para manter Lívia na vice-liderança dos rankings brasileiro e sul-americano e lhe deixar também muito perto do Campeonato Sul-Americano, entre os dias 23 e 25 deste mês, no Equador. “Foi uma realização muito importante, era minha meta tentar mais uma vez um pódio nesse Troféu e ele veio. Agora é esperar a convocação para o Sul-Americano”, comentou a atleta.
Se mantiver esta posição, são boas as chances de Lívia ser chamada também para a disputa da Universíade, em agosto, na China. A Universíade é o maior evento esportivo universitário organizado pela Federação Internacional do Desporto Universitário (Fisu), e deverá reunir mais de 10 mil atletas, de 150 países.
Quem também fez bonito foi a outra representante londrinense no Troféu Brasil. Em sua segunda participação, Shayara Cristina Ribeiro, de 18 anos, foi à final e conseguiu a sétima colocação no lançamento do dardo, com a marca de 50m51cm. A marca é a melhor da sua carreira, novo recorde estadual e ratifica seu índice para o Campeonato Pan-Americano Juvenil, a ser disputado em julho, no Peru.
“Estou muito feliz com mais uma meta alcançada. Meu objetivo era ficar entre as oito e superar os 50 metros. Trabalhei muito acreditando que seria possível e o resultado veio. A sequência tem sido boa, agora é seguir treinando e esperar pelo Pan, acreditando que tem muito mais a conseguir”, mirou Shayara.
Para a técnica Silvana Vieira, a avaliação da participação de ambas no Troféu Brasil é extremamente positiva. “Elas foram muito bem, cada uma com suas metas pessoais. Ambas têm mostrado uma evolução grande e vamos continuar nessa pegada para conseguir evoluir ainda mais, pois elas ainda podem crescer muito”, analisou a treinadora.
(Assessoria)