Automobilismo

McLaren ressurge e Mercedes lidera primeiro treino com sol em Barcelona

02 mar 2018 às 01:12

McLaren teve seu melhor dia de testes dos últimos quatro anos e acumulou 162 voltas

Hamilton foi o mais rápido, e de pneus médios para ostentar o poder da Mercedes

A quinta-feira foi de louvar de pé em Barcelona! Finalmente o sol apareceu e, com um “calorão” de 15°C, os pilotos conseguiram acumular quilômetros depois de dias miseráveis na primeira semana de testes. O mais rápido foi o campeão Lewis Hamilton, com 1min19s33. Quem mais andou foi a McLaren, compensando as várias horas paradas no box com probleminhas de 10 reais. Stoffel Vandoorne deu 110 voltas e fez o segundo tempo para dar alento à montadora britânica. Fernando Alonso completou mais 51 para impressionantes dois GPs de distância.

Como a maioria dos times dividiu o carro entre seus pilotos, tivemos 15 marcando tempos, com gostinho de treino oficial. Bottas começou no asfalto úmido pela manhã antes de entregar o carro para Hamilton. Depois de algumas voltas discretas, o britânico baixou o temporal com pneus médios, mostrando a força da Mercedes. Vandoorne veio logo atrás, mas com os novos pneus hipermacios.

Estranhamente, a Ferrari deu o dia inteiro para Sebastian Vettel, deixando Kimi Raikkonen chupando o dedo na garagem após perder a quarta-feira com neve no asfalto… Mas o alemão aproveitou para completar 120 voltas com a melhor delas em 1min20s241, calçando pneus macios.

Haas finalmente mostrou serviço com o “calor” melhorando comportamento dos freios

Vettel se esbaldou com a Ferrari em 120 voltas completadas

Atrás dele, Kevin Magnussen finalmente mostrou algo melhorzinho com a Haas e cravou o quarto tempo. As temperaturas mais altas ajudaram a amenizar os problemas de freio do time norte-americano e o dinamarquês aproveitou para fazer uma volta competitiva de pneus super macios. Quem também finalmente conseguiu curtir umas voltinhas decentes foi Fernando Alonso. Já comeu brita, já andou na neve e agora experimentou o potencial do MCL33 com o quinto tempo de super macios, virando 1min20s919.

Carlos Sainz seguiu na batida super regular e à prova de balas da Renault com o sexto lugar e último na casa de 1min20 após 60 voltas. Seu companheiro Nico Hulkenberg andou com asfalto úmido, para 49 passagens e o 11º tempo.

Verstappinho teve dia de McLaren nos treinos, cheio de problemas

Toro Rosso continua esmirilhando os motores Honda para ver quando quebra

A partir daí, o pessoal com problemas. A Williams ainda não encontrou um acerto bom (ou os pilotos não estão conseguindo extrair o melhor do acerto). Lance Stroll virou 1min21s142 após 54 passagens. Atrás dele, Sérgio Perez com a Force India ainda meio perdida com problemas eletrônicos.

Cadê a Red Bull? Pela manhã, falhas eletrônicas mantiveram Max Verstappen nos boxes. Quando saiu à tarde para aproveitar o solzinho, o holandês viu o carro parar sem tração no miolo do circuito. Apenas 35 voltas, a melhor delas em 1min22s058. Melhor um pouquinho que a Toro Rosso, que continua acumulando quilômetros. Pierre Gasly vai ter dor no pescoço após 147 voltas, mas já deu para perceber que a performance será na beira do meio do grid com o motor Honda ainda devendo cavalos.

Falando em dever, a Sauber-Alfa ainda está num nível abaixo de todas as demais. Charles Leclerc fez 1min22s808 de pneus supermacios. São três segundos para o próximo carro de borracha similar.

Tempos

Correio do Povo