Esportes

Brasil com sorte de campeão?

01 dez 2017 às 13:46

O temor do Brasil de encarar um grupo qualificado não se confirmou. O sorteio dos grupos da Copa do Mundo da Rússia, realizado pela Fifa nesta sexta (01), não colocou uma seleção campeã mundial no caminho da Seleção Brasileira na primeira fase. De qualquer modo, o grupo do Brasil não é um dos mais fortes, mas também não é um dos mais fracos. A Seleção Brasileira, cabeça de chave do Grupo E, terá como adversários Suíça, Costa Rica e Sérvia. A Sérvia foi primeira colocada na sua chave nas Eliminatórias Europeias e a Suíça mediu forças com Portugal. Como ficou atrás dos lusos, teve que encarar a repescagem. A Costa Rica, segunda adversária do Brasil na Copa, mostrou que pode atrapalhar os planos tanto da seleção quanto dos europeus em virtude da campanha que fez no Mundial do Brasil em 2014. Na ocasião, a Costa Rica foi primeira colocada do Grupo D, que tinha três campeões mundiais e dois deles caíram na primeira fase. De bom é que a Costa Rica foi adversária do Brasil em duas oportunidades na história das Copas. Em 1990, na Itália, o Brasil venceu por 1 a 0. A Seleção voltou a superar a Costa Rica em 2002, no Mundial do Japão e da Coreia do Sul: 5 a 2 na última rodada da primeira fase e o Brasil arrancou para o penta.

O chamado ‘grupo da morte’ para mim é o Grupo F, que tem a atual campeã Alemanha, o México, a Suécia e a Coreia do Sul. O Grupo C, encabeçado pela França, se desenha complicado pela presença da Dinamarca e do Peru, que pode aprontar para os demais. A primeira rodada da fase do grupos do Mundial ganhou um grande clássico: Portugal e Espanha se enfrentam logo de cara. O jogo já deve definir o primeiro e o segundo colocados, até porque, Marrocos e Irã devem ser coadjuvantes.

E para quem tem trauma da Alemanha pelos 7 a 1, um alerta: como ficaram vizinhos de chave - Brasil no E e Alemanha no F- isso significa que podemos ter um Brasil e Alemanha já nas oitavas. Para isso, é preciso que uma seleção termine em primeiro lugar na sua chave e a outra em segundo. Uma situação pouco provável até porque as duas potências do futebol mundial devem avançar em primeiro lugar. 

Confira os oito grupos do Mundial da Rússia: