Esportes

Canoagem de Cascavel nas Olimpíadas de Tóquio

02 jul 2021 às 09:03

A expectativa da convocação do atleta cascavelense Vagner Souta para as Olimpíadas de Tóquio era gigantesca. A viagem do canoísta para um período de treinamento na Espanha esta semana aumentou os rumores da presença de Vagner nos Jogos Olímpicos. Mas agora é oficial. A Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) publicou, na noite desta quinta-feira (01), a circular de número 040 que confirmou a presença de Vagner Souta na canoagem velocidade nas Olimpíadas de Tóquio. As provas de canoagem serão realizadas entre os dias 02 e 07 de agosto deste ano.

Além de Vagner, foram convocados os atletas Isaquias Queiroz dos Santos e Jacky Jamael Nascimento Godman. A comissão técnica terá o treinador Lauro de Souza Júnior, o auxiliar Nivalter Santos de Jesus e o chefe de equipe Alvaro Acco Koslowski.

Os representantes da canoagem brasileira em Tóquio viajam na próxima semana, dia 10 de julho. Entre os dias 11 e 17 de julho, haverá um estágio de treinamentos em Portugal. A equipe brasileira finaliza a preparação para as Olimpíadas em solo japonês entre os dias 18 e 31 de julho.

Segunda Olimpíada

Vagner Souta irá disputar a sua segunda Olimpíada. Ele participou dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. Na ocasião, ele remou na prova do K4 1000 m. Em Tóquio, na tentativa de conquistar a tão sonhada medalha olímpica, ele vai remar na prova de K1 1000m, que é a sua melhor prova. Vagner Souta tem no currículo três medalhas nos Jogos Pan-Americanos. Em 2015, em Toronto, no Canadá, ele faturou a prata no K4 1000m e o bronze no K2 1000m. Já em 2019, em Lima, no Peru, o atleta cascavelense ficou com o bronze no K1 1000m.