Esportes

Cascavel busca a primeira vitória fora de casa contra o Maringá

26 fev 2022 às 10:31

A campanha do Cascavel na temporada deixa o torcedor eufórico. O time é o vice-líder do Campeonato Paranaense com 18 pontos, mesma pontuação do Coritiba. E também está classificado para a segunda fase da Copa do Brasil. O time tem 100% de aproveitamento dentro do Estádio Olímpico neste ano. Foram seis vitórias em seis jogos. Mas ainda está faltando a primeira vitória como visitante em 2022. Ela pode vir neste sábado (26). A Serpente Tricolor encara o Maringá às 17 horas, no Estádio Willie Davids, em jogo válido pela penúltima rodada da primeira fase do Campeonato Paranaense.

O jogo é um confronto direto na tabela de classificação. O Maringá aparece na quarta posição com 16 pontos. Os dois times estão garantidos na primeira fase, porém, querem terminar a fase inicial entre os quatro primeiros lugares. Com isso, vem um bônus: o benefício de fazer o jogo de volta do mata-mata como mandante. “Sabemos que vai ser uma partida muito difícil. É complicado jogar lá em Maringá pela intensidade do jogo deles. O time deles está muito bem na tabela de classificação, vem de uma série muito boa de resultados. Mas temos que fazer o nosso jogo com bastante trabalho, bastante humildade, muita entrega, porque vai ser um jogo de muita competição”, disse o auxiliar-técnico Zé Luiz.

Neste Paranaense, o Cascavel já fez quatro partidas como visitante. Foram os empates sem gols com Cianorte, Coritiba e Azuriz, além da derrota por 4 a 0 para o Operário, em Ponta Grossa. Esses resultados evidenciam uma carência do time. O Cascavel ainda não balançou as redes fora do Estádio Olímpico neste ano. Inclusive, o empate em 0 a 0 contra o Cianorte, pela terceira rodada, foi no Willie Davids. E para vencer fora de casa, é preciso ter gol.

Nos últimos jogos que fez contra o Maringá neste local, o Cascavel se deu bem. Pelo Estadual do ano passado, os dois times empataram em 1 a 1, no dia 29 de abril. Depois, os dois times foram adversários nas quartas de final. A Serpente Aurinegra encaminhou a classificação para as semifinais com a vitória por 2 a 1 no jogo de ida das semifinais. A partida foi no dia 17 de maio, no Willie Davids. Na partida de volta, o empate em 1 a 1, no Olímpico, garantiu a classificação entre os quatro melhores. Aliás, este foi o único jogo entre os dois times pela elite estadual, no Olímpico. Os outros seis confrontos de 2015 para cá foram no Willie Davids. O retrospecto entre Cascavel e Maringá mostra equilíbrio. Foram três vitórias do Dogão, duas da Serpente Aurinegra e dois empates.

O Cascavel encarou o Maringá nas quartas do Estadual passado. Foto Felipe Fachini

A defesa

A defesa do Cascavel tem se mostrado sólida nesta temporada. Foram apenas sete gols sofridos em dez jogos no ano. Mas com a necessidade de balançar as redes fora de casa, se for necessário, os zagueiros se lançam para a área adversária e auxiliam o ataque. Foi assim que Diego Giaretta marcou o gol da vitória por 1 a 0 sobre a Ponte Preta, que rendeu a classificação para a segunda fase da Copa do Brasil. “Ano passado a gente já teve essa marca registrada, de ter uma defesa muito sólida, muito aguerrida na parte defensiva, que marca muito, mas que chega com muita qualidade no ataque. No ano passado, tivemos gols importantíssimos dos zagueiros. E isso se repetiu no gol do Diego Giaretta nesse jogo importantíssimo contra a Ponte Preta. A gente trabalha muito a bola parada, ela pode decidir jogos. Nossos zagueiros são fortes na defesa, mas chegam com muita qualidade no ataque”, disse Zé Luiz.

Para o jogo deste sábado, a comissão técnica tem todos os atletas considerados titulares à disposição. Fabrício Bigode está de volta. Já dois atletas que sempre ficavam no banco de reservas estão de fora. Jamerson sofreu um desconforto muscular e Tiarinha sofreu uma lesão no joelho. O jogador fez uma cirurgia ontem e está fora de todo o restante da temporada.

Rodada

O Campeonato Paranaense tem mais duas partidas neste sábado (26) e elas podem definir os dois rebaixados no certame. Paraná Clube e União fazem um confronto direto às 16 horas, na Vila Capanema. Os dois times estão na zona do rebaixamento com quatro pontos. Ambos cairão se empatarem a partida e o Rio Branco derrotar o Londrina. O Leão da Estradinha recebe o Tubarão às 16 horas, no Gigante do Itiberê. O Londrina pode até poupar parte do time principal, pois está classificado e, na quarta-feira (02), estreia na Copa do Brasil contra o Ceilândia. Se o Londrina vencer o Rio Branco, a definição dos dois rebaixados ficará para a última rodada no dia 06 de março.