O fim de semana foi marcado pelos títulos do handebol de Cascavel nos Jogos Abertos do Paraná (JAPS). As duas equipes que representam a cidade nesta modalidade foram campeãs em Corbélia. As meninas derrotaram Matelândia por 33 a 11. O resultado rendeu o 15º título dos JAPS para a equipe de Neudi Zenatti. Já o time masculino teve que fazer mais dois jogos. Nas semifinais, também derrotou o time de Matelândia, por coincidência, pelo mesmo placar: 33 a 11. Já na decisão, Cascavel desbancou o time da casa, Corbélia, por 33 a 27 e fez a festa de campeão. No entanto, essa competição não foi a prioridade para os dois times de Cascavel. Neste ano, por conta da pandemia, será disputada apenas a fase regional dos JAPS. Com isso, os dois times de Cascavel não cruzaram o caminho das principais forças do Paraná no handebol. Ambos querem ir longe nas competições nacionais.
A equipe masculina de Cascavel participa da segunda fase da Liga Nacional. A competição será em São José, município que fica próximo a Florianópolis, capital de Santa Catarina. A equipe do técnico Elizeu Oliveira fará três partidas. A primeira delas será nesta quinta-feira (28) contra o anfitrião Nacional de São José, às 20h30. Nesta sexta (29), o confronto será contra o forte time de Taubaté, às 16 horas, E por fim, no sábado (30), Cascavel joga contra Osasco, às 14 horas. O primeiro e o último jogo serão no Centro Arena Multiuso de São José, enquanto o segundo jogo será no Ginásio de Esportes SEST SENAT. O técnico Elizeu Oliveira conta com força máxima no elenco para a disputa da competição.
Marcelo Rizotto, o Cebola, é vice-presidente da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb). Além disso, é dirigente e atleta da equipe cascavelense. Ele lembra que, na primeira fase, Cascavel também jogou no estado de Santa Catarina e se garantiu para esta fase. Agora, a meta é se classificar para a fase final, em São Paulo. “Nós jogamos a Conferência Sul, ficamos em terceiro lugar e nos classificamos. Agora a gente vai para a Conferência Sul-Sudeste. São oito equipes e quatro se classificam para o hexagonal final, que vai ser em dezembro, em São Paulo. É uma competição difícil, na nossa chave caiu o atual campeão da Liga Nacional, que é Taubaté. É um dos principais times do Brasil ao lado do Pinheiros. Tem o time de Osasco, que é um time mais novo e também vamos enfrentar o Nacional, que jogamos contra eles na Conferência Sul e empatamos o jogo”, explicou.
Meninas
A equipe da Fag/Cascavel viajou ontem para Santa Catarina para fazer os últimos dois jogos pela Liga Hand Feminina. A equipe enfrenta Blumenau nesta quinta-feira (28), às 19 horas, no Sesi. No duelo do primeiro turno, as duas equipes empataram em 30 a 30. Depois, no sábado (30), Cascavel enfrenta Concórdia, também às 19 horas. No primeiro turno, Cascavel levou a melhor neste duelo e venceu por 27 a 23.
Antes de ser campeão dos Jogos Abertos no último domingo, as meninas do técnico Neudi Zenatti conseguiram a segunda vitória na Liga Hand e fizeram 30 a 23 sobre Maringá. Cascavel está em terceiro lugar na chave com dez pontos. “O foco total é buscar melhorar a classificação no grupo”, sintetizou Zenatti.