Um passo de cada vez. Foi com esse pensamento que a equipe de vôlei feminino da AABB Cascavel encarou as disputas dos Jogos Abertos do Paraná (Jap’s). Este ano, o time foi forçado a disputar a divisão B. Por isso, o primeiro passo foi a fase regional, em Guaraniaçu. As meninas do técnico Ladir Salvi foram campeãs e se classificaram para a fase final da divisão B. O evento foi disputado na cidade de Ivaiporã e terminou na última quinta (29). Na final, veio o segundo passo: garantir a vaga para a divisão A, na cidade de Toledo no mês de outubro. Essa etapa da jornada foi concluída com sucesso depois de três vitórias, todas por 2 sets a 0: Chopinzinho (25/16 e 25/06), Campo Mourão (25/05 e 25/12) e Irati (15/16 e 25/16).
Depois de garantir o retorno à elite dos Jap’s, as meninas queriam mais: queriam a medalha de ouro da divisão B. Para isso, Cascavel precisava passar por Pitanga nas semifinais. O jogo ocorreu na última quarta e o time de Ladir Salvi passou pelo adversário por 3 sets a 0 (25/14, 25/10 e 25/07). E como o treinador já previa, a disputa do ouro foi entre Cascavel e Foz do Iguaçu. O duelo decisivo ocorreu na última quinta. E deu Cascavel! Vitória por 3 sets a dois num jogo eletrizante, com parciais de 25/23, 14/25, 25/19, 23/25 e 15/09.
O próximo passo de Cascavel é a divisão A, “Nós vamos lá para disputar o título. Assim como vai Foz, assim como está Maringá que é a favorita, e São José dos Pinhais. A princípio são essas quatro as grandes equipes que vão para os Abertos a não ser que haja alguma surpresa. Tem Rondon, Toledo que são equipes boas também. Mas eu acredito que Cascavel se credencia para fazer a final”, finalizou o comandante.
A capitã Tanielly comentou sobre o nível de dificuldade da partida e afirmou que mudanças serão necessárias caso o grupo queira sair com o título em Toledo, na divisão A. “Sabíamos que não seria um jogo fácil, mas conseguimos. Alguns ajustes precisam ser feitos, principalmente a questão de bloqueio que foi onde pecamos bastante. Isso será trabalhado, temos um tempo bom para ajustar realmente a equipe”, disse.
A fase final da divisão A dos Jap’s será nos dias 11 a 20 de outubro, em Toledo.