O Cascavel Futsal quer conquistar um feito inédito nesta temporada: chegar pela primeira vez nas semifinais da Liga Nacional. Esta é a quarta vez que a equipe alcança fase de quartas de final. Mas a situação agora é bem mais favorável para se tornar um semifinalista. O time terá o privilégio de fazer o jogo de volta no ginásio da Neva. Mas para chegar entre os quatro melhores times da edição de 2021 da Liga Nacional, o Cascavel Futsal terá que passar pelo Joaçaba. O jogo de ida das quartas de final será neste domingo (07), às 11 horas, no Centro de Eventos da Unoesc, em Joaçaba. E a partida de volta será no próximo sábado (13), no mesmo horário em Cascavel. Por ter melhor campanha na fase de grupos, o time de Cassiano Klein terá uma pequena vantagem. Além de fazer o jogo de volta em casa também poderá jogar pelo empate numa eventual prorrogação, que só acontecerá em caso de dois resultados iguais: dois empates ou uma vitória para cada time, independente do placar.
Mas o time do técnico Cassiano Klein tem uma lista de atributos que fazem o torcedor acreditar na classificação. O Cascavel Futsal completou 15 jogos de invencibilidade na temporada. A última derrota ocorreu no dia 30 de julho, quando foi superado pelo Sorocaba nas semifinais da Taça Brasil de Clubes. Ou seja, o Cascavel Futsal não sabe o que é ser derrotado há mais de três meses. Além disso, a Serpente Tricolor conta com os gols de Roni, um dos artilheiros da Liga Nacional com 14 gols.
Catarinenses
O técnico Cassiano Klein irá enfrentar a sua ex-equipe nestes dois confrontos decisivos das quartas de final. O treinador enfrentou o Joaçaba apenas uma vez como comandante do Cascavel Futsal. Foi na edição da Liga Nacional de 2019. Na ocasião, a Serpente Tricolor fez 3 a 0 no adversário no jogo que ocorreu no dia 08 de junho daquele ano. Os gols da vitória foram de Edimar, Roni e Pedala. No ano passado, o Joaçaba não cruzou o caminho do Cascavel Futsal. E este ano, fez parte do Grupo A. Aliás, foi o segundo colocado do Grupo A e somou os mesmos 24 pontos do líder Sorocaba. E teve a quarta melhor campanha na classificação geral com 66,7% de aproveitamento. Klein, que conhece bem o adversário, reconhece que o Joaçaba quer fazer história, já que chega pela primeira vez na fase de quartas de final. Mas reforça que o Cascavel Futsal quer alcançar a fase de semifinais pela primeira vez. “É um momento único, singular para ambos, já que Joaçaba chega pela primeira vez numa fase de quartas de final da Liga Nacional. Mas nós queremos chegar pela primeira vez nas semifinais. E tem esse aspecto de voltar a enfrentar a equipe do Joaçaba, onde fiquei por sete temporadas. É importante voltar para casa com um bom resultado de lá. Isso aconteceu contra o Tubarão. Não conseguimos vencer no jogo de ida mas conseguimos trazer um empate de lá”, disse.
Cassiano Klein destacou a vitória por 6 a 1 sobre o Tubarão no domingo passado, que rendeu a classificação para as quartas de final. No jogo de ida, conseguiu o empate em 3 a 3, em Santa Catarina. Neste longo período de invencibilidade, vale destacar ainda a supremacia da Serpente Tricolor contra os times do estado vizinho. Na primeira fase, o Cascavel Futsal fez parte do Grupo B, que teve outros dois times catarinenses: Joinville e Blumenau. Contra estes adversários, conseguiu quatro vitórias, duas sobre o Blumenau e duas sobre o Joinville. Depois vieram os dois jogos das oitavas contra o Tubarão com um empate e uma vitória. Portanto, o Cascavel Futsal está invicto contra adversários de Santa Catarina nesta edição da Liga Nacional.
Nas semis?
Se conseguir passar pelo Joaçaba nas quartas e chegar pela primeira vez nas semifinais da Liga Nacional, o Cascavel Futsal terá pela frente um adversário gaúcho. Atlântico de Erechim e Carlos Barbosa fazem o jogo de ida das quartas nesta segunda-feira (08), às 18 horas, em Erechim. O jogo de volta será em Carlos Barbosa. Os dois times foram adversários do Cascavel Futsal no Grupo B. A Serpente Tricolor perdeu os dois confrontos para o Atlântico e teve dois empates contra o Carlos Barbosa, que é o time de melhor campanha na Liga. Nas oitavas, o Carlos Barbosa despachou o Minas com duas vitórias: 1 a 0 fora de casa e 5 a 0 como mandante. O Atlântico foi o algoz do Campo Mourão na fase anterior com duas vitórias: 4 a 1 em Erechim e 3 a 1 no jogo de volta em solo paranaense.
Jogos de ida
A fase de quartas de final da Liga Nacional teve dois jogos neste sábado (06). Na primeira partida do dia, o atual campeão Sorocaba saiu na frente do Joinville e venceu por 3 a 2, na condição de visitante. Agora só precisa de um empate no jogo de volta para chegar mais uma vez nas semifinais. Já o Foz Cataratas conseguiu um bom resultado e empatou em 2 a 2 com o São José, em São Paulo.