O Jaraguá é um dos times mais tradicionais do futsal brasileiro. É tetracampeão da Liga Nacional e durante várias temporadas, os holofotes deste esporte se voltavam para a cidade de Jaraguá por conta dessa sequência de conquistas. Este gigante será o adversário do Cascavel Futsal no jogo de ida das oitavas de final, neste domingo (29). O jogo será às 13 horas, na Arena Jaraguá, um dos templos do futsal brasileiro.
A Serpente Tricolor quer chegar pela terceira vez na fase de quartas de final da Liga Nacional. Nesta edição, fez uma campanha bem melhor que a do concorrente. O time de Cassiano Klein ficou com o quinto lugar na tabela de classificação com 34 pontos, enquanto o Jaraguá foi apenas o 12º colocado com 22 pontos. Por isso, terá o privilégio de fazer o jogo de volta do mata-mata em casa. E se as oitavas de final tiveram dois resultados iguais, o Cascavel Futsal terá outra vantagem: poderá jogar pelo empate na prorrogação, após o jogo de volta.
O técnico Cassiano Klein enumerou as muitas dificuldades de enfrentar o Jaraguá neste domingo. Só que enalteceu o desempenho do Cascavel Futsal como visitante nesta edição da Liga Nacional. Das onze vitórias conquistadas na fase inicial do torneio, cinco foram como visitante. A Serpente Tricolor derrotou o Atlântico de Erechim, no Rio Grande do Sul, o Sorocaba, em São Paulo, os paranaenses Marechal e Foz Cataratas em seus respectivos domínios, e a Intelli, em São Carlos. “Um fato que nos deixa sempre confiante é que a nossa equipe consegue produzir muito fora de casa e é com este objetivo que vamos entrar em quadra em Jaraguá”, disse o treinador.
Confiança é o que não falta ao Cascavel Futsal. Mas sempre mantendo os ‘pés no chão’ já que o confronto será contra um dos considerados grandes times do futsal brasileiro. Quem conhece bem a história o Jaraguá é o pivô Diego, que atuou por duas temporadas no time catarinense. No último dia 15 de setembro, inclusive, ele esteve na Arena Jaraguá, local da partida deste domingo, para participar do jogo festivo dos Craques da Liga Nacional. Diego é uma das ‘armas’ do Cascavel Futsal. O camisa 9 é o goleador do time na temporada com 18 gols marcados. “A gente tem uma vantagem de decidir em casa. Mas o Cassiano falou para nós da importância do primeiro jogo. Se conseguirmos voltar para casa com uma vantagem ainda maior de somar os três pontos em Santa Catarina, a situação ficará bem mais tranquila. Não podemos achar que, pelo fato de decidir em casa, teremos o direito de perder em Santa Catarina. Temos que fazer um grande jogo, entrar em quadra focados nessa partida, para que a gente possa facilitar as coisas em casa no jogo de volta”, disse.
Mata-mata
Com o fim da fase classificatória do Campeonato Paranaense da Chave Ouro, o Cascavel Futsal terá apenas jogos de mata-mata pela frente nas três competições. Na Liga, o time começa os playoffs com as oitavas de final. No Estadual, o time ainda aguarda a definição do adversário das quartas de final que sairá na próxima terça-feira (01), depois do jogo do Foz Cataratas contra o Ampére, que fecha a fase inicial. E o time também disputa a Liga Paraná, que só tem partidas de ida e volta. O time estreou nessa competição com a vitória por 5 a 4 sobre Siqueira Campos. Por isso, joga pelo empate no segundo jogo das oitavas de final. Essa partida, aliás, será nesta segunda-feira (30), em Siqueira Campos. Ou seja, depois de atuar neste domingo contra o Jaraguá, o time pega a estrada para fazer mais uma partida antes de retornar para casa.