Esportes

Cascavel Futsal finaliza os trabalhos de pré-temporada

11 mar 2022 às 09:11

O Cascavel Futsal terá uma temporada mais robusta em 2022. O atual campeão da Liga Nacional e vencedor das duas últimas edições do Campeonato Paranaense da Série Ouro irá defender as taças neste ano. Além disso, terá a Taça Brasil de Clubes e a Liga Paraná. E aguarda a confirmação da Libertadores da América de futsal, até porque, por ser o vencedor da última edição da Liga, pode ser indicado como representante do Brasil no torneio que será realizado na Argentina, no fim de abril e início de maio.

A comissão técnica, encabeçada pelo competente Cassiano Klein, começou os treinamentos no dia 17 de janeiro. Portanto, está completando dois meses de trabalho. A pré-temporada do Cascavel está chegando ao fim e, na próxima semana, o time de Cassiano Klein fará o primeiro jogo oficial. A estreia no Paranaense da Série Ouro será na próxima terça (15) contra o Mariópolis, às 20 horas, na casa do adversário, que foi promovido à elite estadual no ano passado.

Depois, o Cascavel Futsal fará mais dois jogos pelo Estadual antes da estreia na Liga Nacional. No dia 19, joga em casa contra o Guarapuava, outro time que veio da Série Prata. No dia 22, enfrenta o Ampére fora de casa. O primeiro compromisso pela Liga Nacional será no dia 26 de março contra o Marreco, no ginásio da Neva. No dia 29, o heptacampeão paranaense volta a jogar pelo Estadual contra o Palmas, também na Neva.

Durante a pré-temporada, o Cascavel Futsal fez três amistosos, todos que serão adversários tanto no Estadual quanto na Liga Nacional. No dia 19 de fevereiro, no primeiro jogo do ano, o time foi superado pelo Pato Futsal por 4 a 3. Depois, no dia 27, venceu o Marechal por 2 a 1. Estes dois jogos foram no ginásio da Neva. No sábado, dia 05, o Cascavel Futsal voltou a enfrentar o Pato Futsal, desta vez, no sudoeste, e venceu o Pato Futsal por 4 a 2. Autor de dois gols no confronto contra o Pato, o capitão Carlão fez um balanço da pré-temporada da equipe. “A equipe demonstrou uma evolução nos treinos e no desempenho durante os jogos. Nossa performance foi melhorando jogo a jogo. Temos mais alguns dias até a estreia para estarmos próximos do ideal para começar a temporada com o pé direito”, disse o camisa 27.

O técnico Cassiano Klein também fez um balanço da pré-temporada. “Acredito que nós conseguimos aproveitar ao máximo esse período. Eu vejo que o aprendizado é algo contínuo. Tem o aprendizado de treino e o aprendizado de jogo. Tudo isso vai demonstrar o quanto foi importante essa pré-temporada. Eu falo isso no mental, no físico e no técnico. Os amistosos que nós fizemos também foram importantes para nós”, disse o treinador.


Foto: Maurício Moreira

Série Ouro

Este ano, o Campeonato Paranaense da Série Ouro terá a presença de 14 equipes, sete delas estão na disputa da Liga Nacional, o que aumenta a competitividade do Estadual. Em 2022, a carga de jogos ficará maior para estes times. A primeira fase do Estadual será disputada em turno e returno, portanto, as equipes farão 26 partidas. Os quatro primeiros colocados avançam direto para a terceira fase (quartas de final). Os outros oito melhores colocados (do quinto ao 12º) formarão quatro confrontos na segunda fase. Estas partidas vão definir os outros quatro classificados para as quartas de final. Ou seja, o time campeão poderá fazer até 34 jogos. Na campanha do hepta, no ano passado, o Cascavel Futsal fez 21 partidas. A Liga Nacional retoma a fórmula antiga, disputada até 2019. Todos os 22 times se enfrentam entre si na primeira fase. Ou seja, serão 21 rodadas para que sejam definidos os confrontos das oitavas de final. O finalista da Liga este ano fará, obrigatoriamente, 29 partidas. Para conquistar o título inédito da Liga, em 2021, o Cascavel Futsal fez 22 jogos. "Eu acredito que este ano seja o mais desafiador para o Cascavel Futsal, profissionalmente. Vamos ter uma média de um jogo a cada três dias. Teremos o aumento de partidas na Série Ouro e na Liga Nacional. E ainda teremos as Copas, torneios curtos de uma semana pela frente", finalizou Cassiano.