Esportes

Cascavel Futsal pode 'dormir na liderança' da Liga Nacional

24 ago 2019 às 11:48

O Cascavel Futsal tem feito algo esplêndido nesta edição da Liga Nacional. Pode consumar a sua melhor campanha na fase inicial do torneio. E pode conseguir algo muito maior: sentir o gostinho de assumir a ponta da tabela. A Serpente Tricolor entra em quadra neste sábado (23) com a quarta melhor campanha do torneio com 31 pontos ganhos. O detalhe é que o time do técnico Cassiano Klein fará seu último jogo nesta fase inicial da Liga e encara o São José dos Campos, às 19 horas, no ginásio da Associação Atlética Coopavel. Depois dessa partida, a Serpente Tricolor terá que aguardar o fechamento da fase inicial para conhecer o adversário das oitavas de final. A última rodada da Liga está programada para o dia 06 de setembro.

Terminar entre os quatro primeiros colocados hoje é muito mais um desejo do que uma meta propriamente dita. Para brigar por este posto, é imprescindível derrotar o São José em casa e alcançar a casa dos 34 pontos. Mesmo assim, a permanência ou não no quarto lugar não depende do Cascavel Futsal. O time terá que secar os concorrentes diretos. Um deles é o Campo Mourão, que está logo abaixo, em quinto lugar com 30 pontos, mas ainda tem três jogos para cumprir na fase inicial. O primeiro deles será neste sábado (24), às 19 horas, conta a Assoeva, do Rio Grande do Sul. Depois, o time enfrenta o Tubarão, em Santa Catarina, e faz um duelo de paranaenses contra o Marreco na última rodada. Mesmo que vença o São José, o Cascavel Futsal teria que torcer por dois tropeços do Campo Mourão para garantir o quarto lugar. Se o concorrente conseguir, pelo menos uma vitória e um empate (quatro pontos), terá a vantagem nos critérios de desempate em relação ao Cascavel Futsal.

Outra possibilidade é secar o Sorocaba, hoje terceiro colocado com 32 pontos. O time paulista, assim como o Cascavel Futsal, tem apenas mais um jogo para cumprir, mas será contra o lanterna Blumenau na última rodada. Para alimentar esse desejo de terminar em quarto lugar e torcer pelos outros resultados, o Cascavel Futsal precisa derrotar o São José. Cassiano Klein, inclusive, pontuou o equilíbrio da primeira fase da Liga Nacional. “Estamos felizes por termos feito uma Liga Nacional muito boa até agora. É extremamente desafiante você competir da forma como a gente competiu. Perdemos alguns jogadores no meio do caminho, mas a gente sempre frisou desde o início, o comprometimento dos atletas. Estar entre as quatro melhores equipes do país é um fato muito importante pra nós”, disse o treinador. 

Cassiano lembra ainda que, no jogo deste sábado, o São José entrará em quadra com o ‘último suspiro’ em busca da classificação. As chances do time paulista conquistar a vaga são pequenas, no entanto, se não vencer o jogo ficará matematicamente desclassificado e terá que cumprir tabela na última rodada. “Vamos encerrar esse ciclo da primeira fase dentro de casa contra o São José. É uma equipe extremamente competitiva e necessita muito do resultado para continuar sonhando com a classificação. A gente sabe que, neste momento, é muito importante se empenhar o máximo para buscarmos o nosso resultado”, disse o treinador.


Estreia

O último jogo do Cascavel Futsal em casa pela Liga Nacional foi no dia 30 de julho. Na ocasião, a Serpente Tricolor derrotou o Minas por 3 a 1. E Cassiano Klein ainda contava com Alê Falcone, Éder e Parrel. Os três jogadores já fazem parte do passado. Mas, em virtude da saída dos três atletas, o torcedor verá um time diferente diante do São José. Diferente pela saída e diferente pelas caras novas. Claudinho, um dos reforços da equipe para a sequência da temporada, estreou no jogo da última sexta-feira contra a Intelli, em São Paulo. Hoje, ele fará o primeiro jogo com a camisa do Cascavel Futsal no ginásio da Associação Atlética Coopavel. “A expectativa era grande para mim para poder estrear contra a minha ex-equipe. A Intelli foi o último time que eu defendi aqui no Brasil. Acredito que foi uma estreia boa. Infelizmente não consegui marcar. Mas espero que eu possa fazer o meu primeiro gol no clube contra o São José, diante da torcida”, disse Claudinho. 

Existe a possibilidade de Bichinho também fazer o seu primeiro jogo em casa neste sábado. Ele atuou em duas ocasiões com a camisa do Cascavel Futsal, mas ambas foram fora de casa contra Matelândia e Intelli.