O Cascavel Futsal finalmente voltará às quadras. Neste sábado (19), a Serpente Tricolor encara o Pato Futsal em um amistoso, às 19h30, no ginásio da Neva. O duelo marca o encontro das duas equipes paranaenses campeãs da Liga Nacional.
O Cascavel Futsal se prepara para a temporada de 2022 desde o dia 17 de janeiro. Antes do confronto contra o Pato Futsal, o time tricolor tinha pelo menos quatro jogos previstos no calendário, com a possibilidade de uma quinta partida. Porém, todos foram cancelados. O primeiro deles seria um amistoso contra o Blumenau. E os demais seriam válidos pela Supercopa de futsal.
O técnico Cassiano Klein falou sobre as mudanças repentinas no calendário do clube. “Claro que é frustrante, nós nos apresentamos em janeiro, estávamos se preparando e focando para essa competição (Supercopa), são contingências que o esporte vai nos dando, então agora estamos remontando nosso cronograma, tivemos mais tempo para trabalhar e acredito que isso vai nos ajudar bastante”, disse o treinador.
Depois de tanto treinar, chegou a hora do elenco colocar os trabalhos em prática. O Cascavel vai passar pelo primeiro teste após conquistar o título da Liga Nacional. É bem verdade que será uma partida “não oficial”, pois se trata de um amistoso, no entanto, o duelo é contra um adversário que tem feito a Serpente Tricolor de freguês.
Dos últimos quinze jogos, o Pato Futsal venceu nove vezes, o Cascavel venceu quatro, e o empate aconteceu em duas ocasiões. De 2020 para cá, os times se enfrentaram apenas três vezes, e o Cascavel venceu os três: em 2020, em jogo válido pela Série Ouro, aplicou 6 a 0 jogando fora de casa. Em 2021, nova goleada, desta vez um 4 a 0 no ginásio da Neva, também pela Série Ouro. Também no ano passado, os times se enfrentaram novamente pela Liga Paraná, e a Serpente levou a melhor no ginásio Dolivar Lavarda: venceu por 2 a 1. Antes de 2020, os duelos entre Cascavel e Pato eram mais frequentes. Foram doze confrontos entre 2017 e 2019. E neste retrospecto, o Pato Futsal leva ampla vantagem, com nove vitórias, apenas uma derrota e dois empates.
Neste sábado, a expectativa para o amistoso é de casa cheia. Isso porque o torcedor do Cascavel Futsal terá a oportunidade de conhecer os novos jogadores que vestirão o manto tricolor.
A direção do clube se movimentou e contratou sete jogadores. Os alas Jhony e Guilherme Micuim chegaram do futsal catarinense. Na temporada passada, Jhony atuou pelo Joaçaba, enquanto Micuim defendeu o Tubarão. Outra novidade foi o ala Lucas Selbach, que foi vice-campeão da Série Ouro com o Campo Mourão. Os alas Kevin e Ernandes estavam no futsal paulista. Na temporada passada, Kevin atuou pelo badalado Sorocaba. Já Ernandes é um rosto conhecido do torcedor tricolor. O atleta teve uma boa passagem pelo Cascavel em 2017. As duas últimas contratações chegam com status de aposta. O goleiro Fernando estava sem atuar profissionalmente há quatro anos. Depois de uma boa participação nos jogos abertos, o atleta foi reintegrado ao elenco profissional. Já o ala Nathan Minatti teve passagens pela base do Marechal e é tido como uma grande promessa do futsal paranaense.
Avaliação
Os novos reforços foram elogiados pelo técnico Cassiano Klein, que exaltou a entrega dos atletas nos treinamentos. “Nós procuramos trazer jogadores que tenham uma fome incrível de competir, de treinar, e o que a gente percebeu nos treinamentos foi isso. Eles se entregam demais, estamos procurando aprender o máximo no nosso dia-a-dia, e essa é a filosofia do Cascavel Futsal”, disse. Para seguir com essa filosofia, o Cascavel Futsal não só se reforçou, mas também manteve boa parte do elenco campeão da Série Ouro e da LNF.