Esportes

Cascavel Futsal vence o Sorocaba e fica a um empate do título da Liga

12 dez 2021 às 14:33

Luciana Silveira, uma das mais apaixonadas torcedoras do Cascavel Futsal, participou do Tarobá Esporte na edição de sábado, 11 de dezembro, véspera da primeira partida da decisão da Liga Nacional. Me chamou a atenção duas falas de Luciana, ambas ditas com veemência: "Este é o ano do Cascavel Futsal". E "vamos ser campeões! Vamos vencer lá, vamos vencer a partida de volta e nada de prorrogação".

Até agora, as projeções de Luciana Silveira vêm se consumando. Isso porque o Cascavel Futsal deu um passo importantíssimo rumo ao primeiro título da Liga Nacional. O time de Cassiano Klein  criou uma vantagem significativa com a vitória por 3 a 1, sobre o atual campeão da Liga Sorocaba, na manhã deste domingo (12), na Arena Sorocaba. Esse resultado deixa o Cascavel Futsal a um empate da conquista no jogo de volta que será no próximo domingo (19), no ginásio da Neva, em Cascavel. O Sorocaba, que é um gigante do futsal brasileiro, terá que vir para Cascavel na busca por uma vitória dupla: terá que vencer no tempo normal e na prorrogação. A Serpente Tricolor pode até perder no tempo normal que ainda terá a vantagem de jogar pelo empate no tempo extra. Mas, como disse Luciana, nada de prorrogação. O Cascavel Futsal tem plenas condições de conquistar o título com mais uma vitória.

Ao longo ótima temporada, citamos por inúmeras vezes como destaques do Cascavel Futsal Roni e Carlão. Roni é um dos artilheiros da Liga com 17 gols. E Carlão marcou onze vezes nesta competição. Também foi deciciso para conduzir o time ao sétimo título do Cascavel Futsal do Campeonato Paranaense da Série Ouro. Pelos números, de fato, os dois se destacaram. Mas sempre é importante ressaltar que todo o elenco do Cascavel Futsal tem tem feito a diferença.

No jogo deste domingo, vamos destacar outras quatro figuras. A primeira delas é Ernani. Amigo de infância de Roni e velho conhecido de Cassiano Klein, reforçou o time com a temporada em andamento. Ele veio com uma dura missão: reforçou o time após as saídas de Alexandre Pintinho e Humberto, dois atletas que vinham se destacando com a camisa da Serpente Tricolor no primeiro semestre. Ernani não faz tantos gols. Porém, no primeiro jogo da final da Liga Nacional, ele foi o artilheiro. Fez o primeiro gol da partida, ainda na etapa inicial, após rebote de Lucas Oliveira. Depois, já na etapa final, arrematou para o gol vazio quando o Sorocaba atuava com o goleiro-linha. Se o Cascavel Futsal for mesmo campeão da Liga, Ernani merecerá um posto de destaque. Foi dele o gol que colocou o time na decisão, quando balançou as redes contra o Carlos Barbosa, já na prorrogação nas semifinais.

Depois dos dois gols de Ernani, Leozinho marcou para o Sorocaba num lance que o goleiro André Deko nada pôde fazer. O detalhe é que ele fez muito no jogo. Teve uma atuação de gala e "pegou até pensamento". Ou seja, André Deko foi um dos destaques da final.

Quando o jogo estava 2 a 1, com pressão dos paulistas que insistiram no goleiro-linha, Zequinha arrematou para o gol vazio com precisão cirúrgica. A bola entrou vagarosamente no gol da adversário passando rente à trave. Gol importante que pode ter encaminhado um título inédito. Zequinha também foi decisivo nas semifinais. Na memória do torcedor cascavelense ainda vêm as imagens de Zequinha se desdobrando para evitar o gol do Carlos Barbosa nos instantes finais do jogo, lances que permitiram a presença na decisão da Liga pela primeira vez. E não poderia deixar de mencionar a atuação do técnico Cassiano Klein. Esta é a terceira temporada do treinador no comando da equipe. E está muito próximo de consolidar o ano mais importante da vitoriosa vitória do clube. Cassiano Klein recolocou o time no apogeu do Estado do Paraná no ano passado. Está com o seu segundo título, o sétimo do Cascavel Futsal, ainda fresquinho. E se só empatar no próximo domingo irá soltar o grito de campeão da Liga Nacional. Graças a Cassiano, o Cascavel Futsal teve uma atuação de campeão contra o Sorocaba. Defensivamente foi perfeito. E foi preciso na busca pela vitória. A semana será longa à espera do segundo jogo e torcedores não irão dormir à noite. O Cascavel Futsal está a um empate do título da Liga Nacional.