Esportes

Cascavel Futsal volta a atuar pela Liga Nacional e enfrenta o Jaraguá

16 abr 2022 às 10:29

O Cascavel Futsal fez nove jogos oficiais nesta temporada até agora. O time teve uma sequência de oito vitórias consecutivas, sendo seis pelo Paranaense da Série Ouro e duas pela Liga Nacional. Essa sequência de vitórias foi quebrada na última terça-feira, quando foi derrotado pelo Marreco de Francisco Beltrão por 3 a 2, pela sétima rodada do Estadual. Portanto, o time do técnico Cassiano Klein perdeu o aproveitamento de 100%. E esse resultado também encerrou uma invencibilidade de doze jogos oficiais, isso levando em conta as últimas partidas da temporada de 2021.

O detalhe é que, até agora, a Serpente Tricolor só enfrentou adversários paranaenses. Além dos sete jogos pelo Estadual, o Cascavel Futsal enfrentou Marreco e Umuarama, ambos pela Liga. Como venceu os dois jogos, o atual campeão do torneio tem seis pontos e aparece na quarta posição. Joinville, Foz Cataratas e Corinthians também têm seis pontos e estão na frente da Serpente Tricolor pelos critérios de desempate.

O Cascavel Futsal volta a atuar pela Liga Nacional e fará o primeiro jogo contra um adversário de fora dos limites do Paraná, mas joga em casa.  A Serpente Tricolor joga neste sábado (16) contra o Jaraguá, às 18 horas, no ginásio da Neva, pela terceira rodada. O time catarinense é um gigante do futsal brasileiro, um dos maiores campeões da Liga Nacional. Só que o Cascavel Futsal não enfrenta esse adversário desde 2019. Nas últimas duas últimas edições do torneio, os times da Liga foram divididos em três grupos. O Cascavel Futsal fez parte do Grupo B. E o Jaraguá foi integrante do Grupo C. Logo, não se enfrentaram no torneio.

No entanto, em 2019, Cascavel Futsal e Jaraguá foram adversários nas oitavas de final. E o time catarinense eliminou a Serpente Tricolor. Venceu o jogo de ida por 4 a 1. Na volta, o Cascavel Futsal até conseguiu vencer por 1 a 0, resultado que levou a partida para a prorrogação. A Serpente Tricolor tinha a vantagem do empate. Mas foi derrotada por 1 a 0.

Em contrapartida, na campanha do título da Liga Nacional, no ano passado, o Cascavel Futsal não foi derrotado pelos catarinenses. Ao todo, foram oito jogos contra representantes do Estado vizinho. Na primeira fase, o time de Cassiano Klein venceu os dois jogos contra o Joinville e as duas partidas contra o Blumenau. Nas oitavas, despachou o Tubarão com um empate fora (3 a 3) e uma goleada no ginásio da Neva (6 a 1). Nas quartas, foi o algoz do Joaçaba, novamente com um empate fora (2 a 2) e uma vitória em casa por 5 a 3. “Tomara que siga essa condição. Mas vejo que a Liga Nacional é muito forte, tem um nível muito elevado e o que esperamos é que consigamos ter um ano de constância”, disse.

Para o jogo deste sábado, Cassiano tem ausências mas também tem voltas. Ele não poderá contar novamente com o fixo Ernani, que sofreu um estiramento no músculo adutor da coxa. Também estão fora por lesão Dieguinho e Gustavinho. Mas o treinador terá a volta de Zequinha que desfalcou o Cascavel Futsal no jogo da última terça contra o Marreco, pois estava suspenso. Edimar também está com um problema muscular, mas deve encarar o Jaraguá. Quem também está de volta é Gabriel Gurgel.

Contra o time catarinense, Cassiano Klein tem outra arma. O ala Jhony foi atleta do Jaraguá na temporada passada. Ele falou dos principais reforços para esta temporada. “O sentimento é diferente. A gente encontra a ex-equipe e sempre encontra os amigos. Mudou o treinador, agora é Xandinho, que trabalha no Blumenau. A intensidade vai fazer a diferença para o nosso para conseguir a vitória”, disse.

Se perdeu os 100% de aproveitamento na temporada, o time defende os 100% de aproveitamento em casa. Neste ano, foram cinco jogos na Neva com cinco vitórias. Aliás, a Serpente Tricolor não perdeu uma partida oficial com o time principal dentro de casa desde o dia 28 de junho, quando foi superado pelo Chopinzinho.


O ala Jhony, em ação contra o Marreco. Foto Neto Cajaúbas