Esportes

Cascavel no Brasileiro de Karatê em Belém

18 jul 2018 às 18:18

Tudo começou no Campeonato Paranaense de Karatê. O evento foi realizado no dia 14 de abril, em Cascavel, e os destaques na competição estadual garantiram uma vaga no Campeonato Brasileiro de Karatê tradicional. Este evento será realizado na cidade de Belém, capital do Pará. A competição inicia nesta quinta-feira (19) e vai até domingo (22).

Nove atletas de Cascavel vão representar o Estado do Paraná em Belém. Eles conquistaram a vaga no Paranaense. Os lutadores que vão em busca da glória em Belém são Isadora Cantu, Helena Borgonove Hanai, Rafael Trentim Gomes Faria, Wesley Maziero, Luís Henrique Martins dos Santos, Adelino Luiz Braz Júnior, Hudson Braz Campos, João Carlos Chiocca Martelli e Volmir Maziero.

A delegação da Academia Dojo de Karatê Shotokan Tradicional de Cascavel é composta por 14 membros.

Os três meses que separaram o Paranaense do Campeonato Brasileiro foram de treinamentos para os atletas que embarcaram na manhã desta quarta (18) para Belém. Os trabalhos exaustivos serão compensados com bons resultados na competição nacional. Fora dos tatames, o professor Volmir Maziero iniciou uma saga para buscar patrocínios para que os atletas pudessem ir para o Brasileiro. Faltou pouco mas deu certo. O treinador de Karatê destacou o aprendizado que os novatos numa competição nacional vão receber. “Pela primeira vez, estes atletas da minha academia vão ter essa experiência de participar desse Campeonato Brasileiro de Karatê tradicional em Belém do Pará. Para eles vai ser uma experiência nova e vão trazer uma bagagem diferente para Cascavel”, disse.

A Seleção Paranaense de Karatê que disputa o Brasileiro vai contar com 29 atletas. Maziero espera um bom desempenho dos atletas que vão representar o Estado e também enfatizou a expectativa positiva dos seus lutadores. “Nós somos um Estado forte no Karatê. Cascavel também tem se destacado em várias competições. E acreditamos que é possível classificar alguns atletas para o Campeonato Mundial”, disse o treinador.

O Campeonato Mundial de Karatê, citado por Maziero, será no mês de outubro, no Canadá. Os três primeiros colocados de cada categoria garantem presença no torneio internacional. E este passou a ser o novo sonho dos caratecas de Cascavel. “Quem classificar em Belém do Pará vai ter uma vaga garantida para o Mundial, em outubro. A classificação até o terceiro lugar vai conseguir essa vaga”, concluiu o professor.