A equipe do Londrina BMX Clube saiu de casa com o objetivo de conquistar nove pódios no campeonato paranaense da modalidade, disputado em Curitiba. Mas, voltou da capital com o dobro dessa meta. Dos 30 representantes da cidade, 18 subiram ao pódio e todos saíram com medalhas no peito, já que a competição premiava os seis primeiros colocados de cada categoria.
A Prefeitura de Londrina patrocina a equipe, por meio Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe), cujo incentivo possibilita a aquisição de uniformes para competição e para escolinha, compra de bicicletas profissionais e capacetes. Além disso, os recursos também auxiliam no financiamento das viagens para competições e estão sendo utilizados para a revitalização de uma pista na cidade. “Há uma parceria, que temos também com a Confederação Brasileira de Ciclismo, a qual está sendo trabalhada para reformar a pista de BMX da Avenida Arthur Thomas”, informa o presidente da Fundação de Esportes de Londrina, Marcelo Oguido.
Segundo Ed Mike, a expectativa é de que a pista esteja totalmente asfaltada em duas ou três semanas. O presidente do clube também destacou Londrina como referência na modalidade e comentou sobre as disciplinas da modalidade. “A disciplina praticada atualmente é o BMX Racing, e temos o objetivo de trazer de volta o BMX freestyle para a cidade”.
Oguido também fez questão de ressaltar a importância da cidade para o BMX. “Vários atletas da seleção brasileira sempre vêm a Londrina, para realizar treinamentos”, observou o presidente da FEL.
A escola conta com mais de 120 alunos e funciona aos sábados, da 9h às 12h. O próximo desafio da equipe é o campeonato brasileiro, a ser realizado em Paulínia – SP, nos dias 5, 6 e 7 de novembro. Foram convocados 22 atletas londrinenses para a competição nacional.