Esportes

Ciclistas de Cascavel sobem no pódio do Mundial de MTB

02 ago 2019 às 12:40

Pela primeira vez, o Brasil foi sede do Campeonato Mundial de Mountain Bike. A competição foi realizada no último fim de semana, nos dias 27 e 28 de julho, na cidade de Costa Rica, no Mato Grosso do Sul. Essa proximidade com o estado vizinho provocou os ciclistas de Cascavel, Lucas Emanuel Colombo e Lorena Lionço. Eles não poderiam ficar de fora de um evento de tamanha envergadura. Desse modo, aceitaram o desafio e se desafiaram para encarar uma prova de 24 horas. “Foi a primeira edição que aconteceu aqui no Brasil, então aproveitamos para participar. Nos outros anos, a competição sempre foi em países da Europa. Então a logística de você sair do país para competir é bem maior. Dispõe de mais tempo e gastos elevados. Então aproveitamos que foi em casa para participar. E um Mundial é um título único, é um peso muito grande para os atletas”, disse Lucas, que ficou com o vice-campeonato na categoria até 23 anos. 

Lucas também falou do tempo de corrida no Mundial de MTB. “Foram 24 horas pedalando. A gente largou no sábado de meio-dia e a competição terminou no domingo de meio-dia. Ganhava quem tivesse o maior número de voltas. É claro que cada atleta poderia dar a sua volta, parar, descansar, dependendo da logística de cada um...Mas nós optamos por seguir direto, com paradas apenas para a alimentação. Eu totalizei com um número de onze voltas. Pedalamos de manhã, tarde, noite e de madrugada”, explicou ele. Cada volta do percurso teve 30 quilômetros, com 500 metros de altimetria. Logo, Lucas percorreu 330 quilômetros no Mundial.

A competição foi uma novidade para Lorena Lionço, que ficou com a terceira posição em sua categoria. “Quando surgiu o convite para participarmos do Mundial, não pensamos duas vezes. Sinceramente, a ficha ainda não caiu. Se trata de um Mundial. São os melhores atletas do mundo em disputa. Vieram pessoas de onze países para participar dessa prova. Foi algo que é surreal pra gente. Eu acompanho a Daniela Lionço, que participa de grandes provas, mas esta foi a primeira vez que participei de uma prova tão importante como essa”, disse Lorena. 

Depois do título, ela ficou na torcida pela filha que está competindo nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru. Daniela participa da prova de Madison.

Lorena também fez um agradecimento ao Tiago Godoy, da Controllity Consultoria e Auditoria Empresarial, que lhe deu apoio para ir ao Mundial de MTB. “Ele patrocinou a minha ida ao Mundial. Por isso, quero agradecer ao Tiago e à empresa dele. É muito difícil conseguir patrocínios e quando a gente consegue é muito importante retribuir o apoio”, disse ela.