Faltam apenas seis jogos para que seja definido o grande campeão do Campeonato Paranaense. O que é certo é que o Estadual desse ano volta a ter uma final entre um representante da Capital contra um do interior, como ocorreu nas edições de 2015 e 2019. No ano passado, a decisão foi entre dois times do interior. Resta saber também quem avança para decidir o título. A fase de semifinais será aberta nesta quarta-feira (23) com o principal clássico do futebol paranaense: o Athletiba. Athletico-PR e Coritiba fazem o primeiro jogo às 20 horas, na Arena da Baixada. Por ter melhor campanha na competição, o Coxa adquiriu o direito de fazer o jogo de volta no Couto Pereira.
O time alviverde ficou com o segundo lugar na primeira fase com 21 pontos, mesma pontuação do Operário de Ponta Grossa, porém, com desvantagem no saldo de gols. Mas passou a ser o time de melhor campanha com as duas vitórias sobre o Cianorte nas quartas de final (1 a 0 e 3 a 0). Já o Furacão teve mais sofrimento para eliminar o atual campeão Londrina. O time havia perdido o jogo de ida por 1 a 0. Na partida de volta, no último domingo, na Arena, o Athletico-PR se reforçou com alguns atletas do time principal. E conseguiu a vitória por 2 a 1. A vaga nas semifinais só veio nas cobranças de pênalti por 4 a 2.
No Furacão, o técnico Alberto Valentim terá desfalques. O volante Erick e o atacante Julimar estão fora. As vagas devem ser ocupadas por Christian e Jader. O Furacão também tem o artilheiro do campeonato, Rômulo, com seis gols.
Coxa
O Coritiba tem as melhores estatísticas do Campeonato Paranaense. É o time que mais venceu e o que menos perdeu. Em 13 jogos, o time teve oito vitórias ao lado do Maringá. E sofreu apenas duas derrotas. O Coritiba também tem a melhor defesa do Estadual com apenas oito gols sofridos. Léo Gamalho marcou três dos quatro gols diante do Cianorte nas quartas. Por isso, entrou na briga pela artilharia com cinco gols. O técnico Gustavo Morínigo tem os retornos do volante Val e do lateral-esquerdo Guilherme Biro. No entanto, Egídio deve seguir na lateral-esquerda, com Biro no banco, e Val deve atuar improvisado na lateral direita.