Esportes

Clássico da Soja na Série D do Campeonato Brasileiro

05 mar 2020 às 08:23

O ano de 2020 será marcante para a história do FC Cascavel. Nesta temporada, o time marcará o seu ingresso no cenário nacional no futebol. A Serpente Aurinegra é uma das três equipes do Paraná na Série D do Campeonato Brasileiro, a quarta divisão nacional. A presença do clube cascavelense pela primeira vez no torneio garantiu um calendário vasto para o FC Cascavel ao longo desse ano. 

Marcelo Caranhato, técnico do FC Cascavel

Em 2020, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) elaborou uma nova fórmula para a Série D, que deixou o torneio mais longo. Nesse ano, a quarta divisão nacional terá a presença de 68 clubes, mas oito deles vão disputar uma fase prévia com jogos de ida e volta no mês de maio. Os quatro classificados entram na primeira fase que terá 64 equipes. Estes times foram divididos em oito grupos de oito e a fase inicial será disputada em turno e returno. Portanto, serão 14 rodadas até serem definidos os times que avançam para a fase seguinte. Os quatro primeiros colocados de cada chave se classificam para a segunda fase do torneio que terá 32 times. A partida daí, a Série D segue no formato de mata-mata com jogos de ida e volta até a grande decisão, como já ocorria nas edições anteriores. Quem alcançar a fase de semifinais (chegar entre os quatro primeiros colocados) garante a presença na Série C nacional em 2021. E essa é a grande meta do FC Cascavel.

O time terá dois ‘Clássicos da Soja’ na fase inicial já que os três representantes do Paraná estão no Grupo A7, que não se desenha dos mais fáceis. Nessa chave, a Serpente Aurinegra terá como adversários o Toledo, vice-campeão estadual, o Nacional de Rolândia, que foi campeão da Taça FPF Sub-23, no ano passado, Ferroviária e Mirassol, que fazem parte da primeira divisão paulista, e três times que estão na elite do Rio de Janeiro: Bangu, Cabofriense e Portuguesa-RJ. 

Ao final da primeira fase, os quatro classificados do Grupo A7 vão enfrentar os quatro classificados do Grupo A8. Essa chave é formada pelos gaúchos Caxias, Pelotas e São Luiz; pelos catarinenses Joinville, Marcílio Dias e Tubarão; e pelos representantes do interior de São Paulo Novorizontino e São Caetano. 

A estreia do FC Cascavel no torneio deve ocorrer no dia 23 ou 24 de maio contra a Cabofriense, no Estádio Olímpico. O Toledo joga fora de casa na primeira rodada e visita a Lusinha no Rio de Janeiro. Por fim, o Nacional recebe a Ferroviária. 

Os dois clássicos com o Toledo devem ocorrer nos dias 27 ou 28 de junho, no Olímpico, pelo primeiro turno, e 22 ou 23 de julho, no Estádio 14 de Dezembro, em Toledo, pelo segundo turno. Este ano, as duas equipes já se enfrentaram pelo Campeonato Paranaense e empataram em 1 a 1. O Porco já teve uma experiência nacional nesta temporada, já que disputou a primeira fase da Copa do Brasil e foi superado pelo Náutico por 2 a 0. 

SÉRIE D – 2020

GRUPO A7

FC Cascavel

Toledo

Nacional-PR

Ferroviária

Mirassol

Bangu

Cabofriense

Portuguesa-RJ

TABELA DO FC CASCAVEL

1º turno

1a rodada - 23 ou 24 de maio

FC Cascavel x Cabofriense

2ª rodada - 30 ou 31 de maio

Bangu x FC Cascavel

3ª rodada  - 13 ou 14 de junho

Ferroviária x FC Cascavel

4ª rodada - 20 ou 21 de junho

FC Cascavel x Mirassol

5ª rodada - 27 ou 28 de junho

FC Cascavel x Toledo

6ª rodada - 01 ou 02 de julho

Nacional x FC Cascavel

7ª rodada - 04 ou 05 de julho

FC Cascavel x Portuguesa-RJ


2º turno

8ª rodada - 11 ou 12 de julho

Portuguesa-RJ x FC Cascavel

9ª rodada - 18 ou 19 de julho

FC Cascavel x Nacional

10ª rodada - 22 ou 23 de julho

Toledo x FC Cascavel

11ª rodada - 01 ou 02 de agosto

Mirassol x FC Cascavel

12ª rodada - 08 ou 09 de agosto

FC Cascavel x Ferroviária

13ª rodada - 15 ou 16 de agosto

FC Cascavel x Bangu

14ª rodada - 22 ou 23 de setembro

Cabofriense x FC Cascavel