A edição de 2022 do Campeonato Paranaense da Série Ouro inicia neste sábado (12) com um confronto que pode ser considerado um grande clássico do futsal do Estado, pois coloca frente a frente duas equipes que estarão em ação na Liga Nacional e que já foram campeãs estaduais. O Foz Cataratas, dono das taças de 2018 e 2019, recebe o Pato Futsal, campeão de 2017, às 20 horas, no ginásio Costa Cavalcanti. O clássico paranaense será o reencontro com a torcida após a grande campanha do Azulão na temporada de 2021, em que o clube conquistou a quarta posição na Liga Nacional.
O Azulão fez uma pré-temporada de 35 dias. Para o preparador físico Serginho Santana, toda a pré-temporada foi concluída com êxito. “Fizemos um excelente início de trabalho. Conseguimos realizar os testes individuais de cada jogador, assim vamos poder trabalhar de forma específica, garantindo uma preparação com excelência”, ressalta Serginho. Para o treinador Banana, o trabalho que foi executado desde o início do ano já mostra a eficiência da preparação física, da preparação dos goleiros e do departamento de fisioterapia, que deu todo o suporte para que os atletas estivessem aptos para este momento, em que iniciam as competições. “O trabalho físico no início do ano dá uma ideia de como será a temporada de maneira geral. Fizemos uma excelente pré-temporada e agora iniciamos o trabalho focados na estreia do campeonato estadual em casa”, destaca Banana.
O Pato fez dois amistosos contra o Cascavel Futsal com uma vitória e uma derrota. Este ano, o time conta novamente com o trabalho do técnico Sérgio Lacerda, o mesmo que conduziu o time ao título estadual em 2017 e às duas conquistas da Liga Nacional (2018 e 2019).
No outro jogo deste sábado, o Ampére enfrenta o Operário de Laranjeiras do Sul. A partida vai ser às 20h15, no ginásio municipal de Santa Izabel do Oeste.
Série Ouro
Este ano, o Campeonato Paranaense da Série Ouro terá a presença de 14 equipes, sete delas estão na disputa da Liga Nacional, o que aumenta a competitividade do Estadual. Em 2022, a carga de jogos ficará maior para estes times. A primeira fase do Estadual será disputada em turno e returno, portanto, as equipes farão 26 partidas. Os quatro primeiros colocados avançam direto para a terceira fase (quartas de final). Os outros oito melhores colocados (do quinto ao 12º) formarão quatro confrontos na segunda fase. Estas partidas vão definir os outros quatro classificados para as quartas de final. Isso significa que o finalista do Estadual esse ano pode fazer até 34 partidas. Na edição passada da Série Ouro, o campeão Cascavel Futsal fez 21 jogos. Já o vice-campeão Campo Mourão teve que jogar 23 partidas.