Esportes

Clássico Gre-Xias na final do Campeonato Gaúcho

26 ago 2020 às 11:08

No quesito Gre-Nais em 2020, o Grêmio construiu uma ampla vantagem sobre o rival Internacional. O Tricolor venceu três dos quatro clássicos realizados nesta temporada. As três vitórias foram pelo Campeonato Gaúcho e o duelo pela Libertadores da América terminou empatado. Mas as vitórias sobre o Colorado conduziram o time à final do Estadual e ainda não foram suficientes para garantir o título do Campeonato Gaúcho de 2020. Para isso, o Grêmio, de Renato Gaúcho, terá que passar pelo Caxias, adversário da decisão. O primeiro duelo será nesta quarta-feira (26), às 21h30, no Estádio Centenário, em Caxias do Sul. Por ter melhor campanha na somatória dos dois turnos, o Grêmio tem a vantagem de fazer o segundo jogo decisão em casa. O duelo será no domingo (30), às 16 horas, na Arena Grêmio.

Para chegar à final, o Tricolor Gaúcho foi o campeão do segundo turno ao derrotar o Internacional por 2 a 0 no dia 05 de agosto, antes do início do Campeonato Brasileiro. Já o time do interior foi o campeão do primeiro turno ao superar o mesmo Grêmio por 1 a 0 dentro da Arena no dia 22 de fevereiro. 

O Grêmio foi o campeão do segundo turno. Foto Lucas Uebel

O Grêmio venceu o Gauchão em 38 ocasiões e tem sete títulos a menos que o Internacional. Mas busca o terceiro título seguido, já que foi campeão nas duas edições anteriores. O Caxias busca o segundo título da história e foi campeão no ano 2000. Curiosamente, a final naquele ano foi justamente contra o Grêmio e o time grená, de Caxias do Sul, era dirigido pelo técnico Tite, hoje treinador da Seleção Brasileira. 

Tite, técnico da Seleção, foi campeão com o Caxias. Foto Lucas Figueiredo/CBF

Tite

Há vinte anos, o Caxias venceu o jogo de ida por 3 a 0, em Caxias do Sul, no dia 14 de junho. O jogo de volta da decisão ocorreu uma semana depois no dia 21 de junho de 2000, no Olímpico, e terminou empatado sem gols. O Grêmio era dirigido por Antônio Lopes e contava com Ronaldinho Gaúcho, ainda garoto, no time. O elenco tricolor ainda tinha nomes consagrados como Roger e Zinho. 

No Caxias, Tite ainda era um desconhecido e havia perambulado por times do interior do Rio Grande do Sul durante uma década. Depois de conquistar o Gauchão, seu primeiro título estadual, Adenor Leonardo Bachi, o Tite foi dirigir o Grêmio e conduziu o tricolor ao título da Copa do Brasil em 2001. Nesse mesmo ano, voltou a vencer o Gauchão com o Tricolor. O treinador dirigiu grandes clubes do país como Corinthians, Atlético-MG, Palmeiras e Internacional, quando foi campeão da Copa Sul-Americana em 2008.

As conquistas mais importantes do treinador foram no Corinthians. Tite foi campeão brasileiro em 2011, campeão da Libertadores da América e do Mundial de Clubes, em 2012, e novamente campeão brasileiro com o Timão em 2015. Depois dessa conquista, Tite recebeu o convite para dirigir a Seleção Brasileira de futebol. Com o time canarinho, Tite foi campeão da Copa América no ano passado.