Esportes

Clássico no topo da tabela da Série Ouro

13 ago 2021 às 14:11

A primeira fase do Campeonato Paranaense da Série Ouro se encaminha para o fim. Depois que forem completas as 15 rodadas, doze times seguirão na disputa do Estadual. Os quatro primeiros colocados terão o privilégio de se classificarem de maneira direta para as quartas de final, com o benefício de fazerem o jogo de volta dos mata-matas em casa. Os outros oito classificados, ou seja, do quinto ao 12º lugar, formarão quatro confrontos de ida e volta na segunda fase. E destes duelos sairão os últimos quatro classificados para as quartas de final.

O Cascavel Futsal quer estar no grupo dos quatro primeiros. Primeiro, pelo fato de aliviar o calendário da temporada com a redução de dois jogos. Até porque, depois de outubro, o time terá as fases de mata-mata da Liga Nacional pela frente. E, é óbvio, por se colocar na condição de lutar pelo título do Estadual, a exemplo do que ocorreu na edição passada. Em 2020, ano do hexa, o Cascavel Futsal terminou a fase de classificação em primeiro lugar com 100% de aproveitamento. É bem verdade que foi um campeonato bem mais curto, mas a campanha na primeira fase alavancou as fases seguintes e permitiu a arrancada para o título. Em todos os play-offs, a Serpente Tricolor fez o jogo de volta em casa.

O time de Cassiano Klein ainda tem quatro jogos nesta fase de classificação. E o jogo desta sexta-feira (13) vale a liderança do Estadual. O Cascavel Futsal recebe o Foz Cataratas às 19 horas, no ginásio da Neva, em partida válida pela 13ª rodada. O clássico do oeste coloca frente a frente o líder e o vice-líder. Na última segunda-feira, o Foz Cataratas derrotou o Marechal por 3 a 2, no ginásio Costa Cavalcanti, foi aos 28 pontos e tomou a liderança da Serpente Tricolor. Antes dessa partida, no último sábado, o Cascavel Futsal havia goleado o Pato Futsal por 4 a 0, também na Neva, e havia assumido a ponta da tabela com 26 pontos. Se vencer essa partida, a equipe da casa reassume a ponta e, de quebra, se garante entre os quatro primeiros colocados.

Mudanças

O elenco do Cascavel Futsal passou por algumas mudanças. O técnico Cassiano não conta mais com Humberto e com Alexandre Pintinho, que deixaram a equipe e foram atuar no futsal da Espanha. Mas o clube já buscou peças de reposição e contratou o ala/fixo Ernani, de 27 anos. O jogador intensificou os trabalhos físicos. No entanto, ele ainda aguarda a regularização da documentação para poder estrear. O mais provável é que ele deva reforçar a equipe na próxima quarta-feira (18) contra o Marreco, em Francisco Beltrão.

Ernani, inclusive, trabalhou com Cassiano Klein no Joaçaba. Isso vai facilitar a adaptação do jogador no elenco da Serpente Tricolor. “Tivemos a saída de dois jogadores importantíssimos em todos os sentidos, líderes dentro e fora de casa. Mas ainda temos uma equipe muito competitiva, demonstramos isso contra o Pato. E temos a chegada do Ernani. É um jogador que trabalhou comigo durante cinco anos. Ele chega no treino e consegue fazer o jogo fluir. Você precisa parar muito pouco para orientá-lo. Isso mostra que o acervo cognitivo funciona muito bem e isso nos ajuda muito”, disse.

Foto: Nilton Rolin