A fase inicial do Campeonato Paranaense da Chave Ouro termina nesta sexta-feira (26), com a realização dos últimos quatro jogos. Na verdade, não tem muita coisa para ser definida. Ainda resta saber quem será o último dos oito classificados para as quartas de final, já que sete vagas já foram preenchidas.
Os jogos de hoje vão servir para a formação dos confrontos da próxima fase. O jogo desta sexta tem um grande peso para o Cascavel Futsal. Eliminado da Liga Nacional, o time direciona todas as atenções para o Estadual. O time já está garantido para a fase de ‘mata-mata’. O detalhe é que a Serpente Tricolor corre o risco de perder a quarta posição na tabela. O time é o quarto colocado e precisa vencer o Marechal para não ter que fazer ‘continhas’. O duelo da última rodada será às 20h30, no ginásio Ney Braga, em Marechal Cândido Rondon. Terminar a primeira fase em quarto lugar dará ao Cascavel Futsal a vantagem de fazer o segundo jogo das quartas de final em casa contra o quinto colocado.
Três equipes tentam tirar esse posto do time de Nei Victor. Um deles é o Campo Mourão, hoje quinto colocado com 39 pontos, que faz um confronto direto com o Umuarama, sétimo com 37 pontos, no ginásio Amário Vieira da Costa. Outro time que pode superar o Cascavel Futsal é o Foz Cataratas, que terá um jogo mais tranquilo em casa, contra o São José dos Pinhais, no ginásio Costa Cavalcanti. O Foz aparece em sexto lugar com os mesmos 37 pontos. O time da fronteira deve vencer e alcançar o Cascavel Futsal na pontuação. E é aí que mora o perigo. Se a Serpente Tricolor perder para o Marechal corre o risco de terminar em sexto lugar. Se três times terminarem empatados no número de pontos, o critério de desempate não passa a ser mais o confronto direto e sim o saldo de gols. Nesse quesito, por enquanto, o time cascavelense só leva vantagem sobre o Umuarama. Se pelo menos empatar com o Marechal fora de casa, o Cascavel Futsal garante o quarto lugar se o Campo Mourão empatar com o Umuarama. Ou seja, o elenco cascavelense não tem muita alternativa a não ser buscar a vitória no clássico para ter uma pequena vantagem nas quartas de final. Até porque, o jogo de hoje não muda em nada a situação do Marechal, que já é primeiro colocado com 57 pontos, e só espera o adversário das quartas, que será o oitavo colocado na tabela. Hoje, esse posto é do Matelândia com 29 pontos. Só que o time já fez as 24 partidas na primeira fase e só se classifica se o Palmas não vencer o Marreco hoje. O Palmas aparece em nono lugar com 27 pontos e só depende de si para se classificar. O duelo contra o time de Francisco Beltrão será às 20h30, no ginásio Monsenhor Engelberto, em Palmas. O Marreco já tem a terceira posição garantida e não pode mais terminar na segunda posição.
Retrospecto
O Cascavel Futsal fez dois clássicos com o Marechal nesta temporada e conseguiu duas vitórias. Aliás, os resultados vieram em momentos um tanto quanto conturbados. Depois de ter uma série de resultados ruins na pré-temporada e de ser derrotado pelo Joinville na estreia da Liga, a Serpente Tricolor fez um bom jogo e derrotou o Marechal no dia 24 de março, também pela Liga. Depois, encerrou uma série de quatro jogos sem vitória ao superar o Marechal por 2 a 1, no dia 16 de junho, em jogo válido pelo primeiro turno do Campeonato Paranaense da Chave Ouro. O detalhe é que estas duas partidas foram realizadas no ginásio da Neva. Agora, será a primeira vez em 2018 que a Serpente Tricolor encara o rival no ginásio Ney Braga.
Ausências
Nos duelos anteriores contra o Marechal, um dos destaques foi o pivô Ronaldo, ex-jogador do Marechal, que balançou as redes nos dois confrontos. Ele é o artilheiro do Cascavel Futsal no ano com 29 gols. Foram 15 na Liga Nacional, outros dez na Chave Ouro e mais quatro nos Jogos Abertos do Paraná (Jap’s). Mas está lesionado e não enfrenta o Marechal hoje. O técnico Nei Victor tem uma legião de desfalques. Ele não poderá contar com os também lesionados Kauê e Ramon, além dos fixos Issamu e Rafael, que estão suspensos. “O que mais me preocupa é a ausência dos três beques. Não teremos um beque para este jogo, ainda mais fora de casa. O Rafael e o Issamu estão suspensos e o Kauê teve que fazer uma cirurgia. Então teremos que improvisar um jogador nesta posição. O Marechal tem um excelente plantel com muitas opções. Mas vamos montar a equipe para buscar o nosso objetivo, que é terminar em quarto lugar”, disse Nei Victor.