Esportes

Copa do Mundo com 'jeitão' de Copa do Mundo

30 mar 2022 às 11:18

A Copa do Mundo do Mundo do Catar será no fim deste ano e começa no dia 21 de novembro. Mas o clima já é de Copa do Mundo com o fim das Eliminatórias em todos os continentes. E também pelo sorteio dos grupos do Mundial, que será nesta sexta-feira (01), em Doha, no Catar. É bem verdade que este será um sorteio incompleto e será realizado com 29 das 32 seleções que disputam a Copa do Catar. As últimas três vagas  serão definidas após o sorteio. Isso em razão do conflito bélico entre Rússia e Ucrânia. E também pelos confrontos da repescagem mundial. Com o fim das Eliminatórias na América do Sul, na Ásia, na Concacaf, na África, e com a realização dos jogos da repescagem europeia, 29 seleções estão confirmadas no Mundial.


Brasil se classificou com sobras nas eliminatórias sul-americanas (Foto: Lucas Figueiredo / CBF)

América do Sul e Ásia

Na América do Sul, quatro seleções já estavam confirmadas no Mundial: Brasil, Argentina, Uruguai e Equador. A última rodada serviu apenas para a definição do quinto colocado, que está classificado para a repescagem mundial. O Peru, que esteve na Copa da Rússia em 2018 e também passou pela repescagem, irá duelar por uma vaga no Mundial contra uma seleção da Ásia. Essa adversário sairá do confronto entre Austrália e Emirados Árabes. As duas seleções ficaram com as terceiras posições em seus respectivos grupos e farão dois jogos para ver quem segue sonhando com o Mundial. Mas como assim: a Austrália na Ásia? Não é na Oceania? De fato, a geografia do futebol mundial é um pouco diferente. A Austrália se filiou à confederação da Ásia, alegando que o nível técnico de sua seleção é superior aos outros integrantes da Oceania. Com isso, passou a disputar as Eliminatórias Asiáticas e aumentou as possibilidades de disputar o Mundial. A Oceania tem apenas meia vaga na Copa. O campeão deste continente irá enfrentar a Costa Rica, que ficou com a quarta posição nas Eliminatórias das Concacaf. A única vez que a Oceania teve dois representantes num mesmo Mundial foi em 2010, na África do Sul. Na ocasião, a Austrália avançou pela Ásia. E a Nova Zelândia passou pela Oceania.

Quem ficou com essa meia vaga foi a Nova Zelândia, que goleou a seleção de Ilhas Salomão por 5 a 0. Com isso, irá enfrentar a Costa Rica.


Canadá volta a Copa do Mundo após 36 anos (Foto: Reprodução/Twitter Canadá Soccer)

Concacaf

A última rodada das Eliminatórias da Concacaf foi realizada na noite de quarta (30). As Américas do Norte, Central e o Caribe têm três vagas diretas. O Canadá já estava classificado e perdeu para o Panamá por 1 a 0. Mesmo assim, terminou na liderança com 28 pontos. México e EUA ficaram com as outras duas vagas diretas. O México derrotou El Salvador por 2 a 0 e também foi aos 28 pontos, mas ficou com o segundo lugar na classificação. A Costa Rica até conseguiu derrotar a seleção dos EUA por 2 a 0 na última rodada. Ambas as equipes terminaram com 25 pontos, mas a Costa Rica ficou atrás no saldo de gols. O consolo vai ser a busca pela vaga na repescagem mundial contra a Nova Zelândia.


Essa será a última Copa do Mundo de Cristiano Ronaldo (Foto: Reprodução/Seleção Portuguesa)

Europa e África

A Europa terá treze seleções na Copa do Mundo. Destas, doze já confirmaram a presença. Duas vagas vieram da repescagem europeia. Portugal espantou a 'zebra' e derrotou a Macedônia do Norte por 2 a 0. Isso significa que Cristiano Ronaldo estará no Mundial. E Portugal tem boas possibilidades de ser cabeça de chave, o que lhe dará o benefício de fugir de seleções mais tradicionais na primeira fase. Nas duas últimas Copas, os lusos não tiveram esse privilégio.

A Polônia foi beneficiada pelo banimento da seleção russa em razão da guerra. Por isso, fez só um jogo de repescagem. E venceu a Suécia por 2 a 0. Isso significa que Robert Lewandowski também estará na Copa.

De se lamentar a queda precoce da tetracampeã Itália, que foi superada justamente pela Macedônia do Norte na repescagem. Com isso,  a Azzurra fica de fora da segunda Copa seguida. E como ocorreu na Rússia, o Mundial não terá um dos campeões. A Copa do Brasil, em 2014, foi a última edição que reuniu os oito campeões mundiais. Em 2010, a Copa também teve todos os campeões, mas na época eram sete seleções detentoras da taça. Isso porque a Espanha conquistou o seu único título justamente naquele ano.

A Europa ainda tem uma vaga a ser definida. País de Gales espera o vencedor do confronto entre Escócia e Ucrânia.

Salah desperdiçou pênalti que deixou o Egito fora da Copa (Foto: Reprodução/Twitter)

Na África, os jogos de volta das Eliminatórias definiram as cinco vagas do continente. O duelo mais emblemática foi entre Senegal e Egito, finalistas da última edição da Copa Africana de Nações. As duas seleções estiveram no Mundial de 2018, mas agora, só Senegal vai para o Catar. Isso porque repetiu o que fez na final da Copa Africana no início do ano. E conseguiu a classificação nos pênaltis por 3 a 1, após uma vitória para cada time por 1 a 0. Ou seja, Salah, astro do Liverpool, ficou de fora da Copa.

Na África, uma das seleções mais tradicionais do continente ficou de fora. Foi a Nigéria que perdeu a vaga para Gana no gol qualificado. Empates em 0 a 0 e 1 a 1, com o segundo jogo em território nigeriano.

O também tradicional Camarões conseguiu despachar a Argélia, que tinha um leve favoritismo no duelo. Camarões venceu por 2 a 1 no jogo de volta como visitante, após ter sido derrotado em casa por 1 a 0. O gol qualificado colocou os Leões novamente na Copa. Marrocos e Tunísia estiveram no Mundial da Rússia. E garantiram presença no Catar. Marrocos goleou o Congo por 4 a 1. E a Tunísia empatou sem gols com Mali, depois de ter vencido o jogo de ida por 1 a 0.


OS CLASSIFICADOS

AMÉRICA DO SUL

Brasil - Argentina - Uruguai - Equador

EUROPA

Alemanha - Bélgica - Croácia - Dinamarca - Espanha - França - Holanda - Inglaterra - Sérvia - Suíça - Portugal - Polônia

ÁFRICA

Senegal - Gana - Marrocos - Camarões - Tunísia

ÁSIA

Catar (país-sede) - Arábia Saudita - Coreia do Sul - Irã - Japão

CONCACAF

Canadá - México - EUA

QUEM MAIS PODE SE CLASSIFICAR?

Peru (classificado para a repescagem mundial)

Austrália e Emirados Árabes (fazem dois jogos para definir quem enfrenta o Peru na repescagem mundial)

Costa Rica (enfrenta a Nova Zelândia na repescagem mundial)

Nova Zelândia (enfrenta a Costa Rica na repescagem mundial)

País de Gales (classificado para a fase final da repescagem europeia. Aguarda o vencedor de Escócia e Ucrânia)

Escócia e Ucrânia (disputam um jogo pela repescagem europeia. Quem vencer enfrenta País de Gales)