Ao descer do ônibus, Paulo Vergutz, pai das canoístas Beatriz e Ana Paula Vergutz, nem se importou com a própria bagagem. Para ele, o importante era exibir o troféu de campeão que o Clube de Regatas Cascavel (CRC) conquistou na Copa Brasil de canoagem de velocidade. O ônibus trouxe de volta a delegação cascavelense que competiu em São Paulo no último fim de semana. Paulo carregava consigo o troféu de campeão, algo inédito segundo ele. “Já havíamos conquistado um terceiro lugar. Mas o troféu de campeão foi a primeira vez”, comemorou ele.
Os atletas que se destacaram também fizeram questão de mostrar as medalhas, que representaram as conquistas individuais. Todas elas contribuíram para o título, que representou a Secretaria de Cultura e Esporte (Secesp) de Cascavel. Ao todo, foram 34 medalhas, sendo 17 de ouro, 4 de prata e outras três de bronze. “Nossa participação na Copa do Brasil foi de qualidade. Levamos uma equipe maior, com vinte atletas, foi a maior delegação que o CRC levou para uma competição, mas o que mais impressionou foi a pontuação que nós atingimos”, explicou Beatriz Vergutz. O clube cascavelense somou 499 pontos, contra 356 do segundo colocado Curitiba e 334 de Piraju (SP), que obteve 334 pontos. “Nós fomos parabenizados pela qualidade do trabalho”, completou.
O troféu de campeão foi importante para o CRC. Mas, além disso, a Copa Brasil abriu portas para novas competições internacionais, já que se tratava de um torneio classificatório para o Campeonato Sul-Americano de Canoagem, que será disputado o fim deste mês, e também para os Jogos Pan-Americanos, que serão realizados na cidade de Lima, no Peru, em julho. Ana Paula Vergutz, irmã de Beatriz e mais expoente atleta da canoagem de Cascavel, está classificada para as duas competições internacionais a partir dos resultados da Copa Brasil. “O resultado do clube foi fantástico. O trabalho é feito para que a gente consiga os resultados, mas a gente não sabia como cada atleta iria reagir na competição. E todos eles foram extraordinários. Todos competiram muito bem, até os mais novinhos se dedicaram nas provas e o resultado geral foi muito bom. E com relação aos meus resultados, tinha muita coisa em jogo além da Copa Brasil. Tenho o sonho de participar dos Jogos Pan-Americanos e começar de novo uma caminhada no ciclo olímpico”, explicou Ana Paula.
“Essa foi nossa primeira competição para ver como está o nosso nível para ir buscar a vaga. Não é nessa edição que a gente vai conseguir a vaga nas Olimpíadas de Tóquio. Será em outra competição que virá na sequência. Mas a gente sabe até onde dá para sonhar com a vaga olímpica”, completou Ana Paula Vergutz, que disputou as Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016.
O CRC deve ter mais atletas convocados para o Campeonato Sul-Americano no mês de abril. Entre eles, estão as jovens promessas Marco Antonio Voigt Navarro e Luana Kamiya Marinho. Cada um conquistou três medalhas de ouro e devem ser convocados pela Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) para a competição. O Campeonato Sul-Americano será em Ibarra, no Equador, de 26 a 28 de abril.