Como será a Cascavel de Ouro de 2019? Não há dúvidas que esta pergunta já vai ocupar os pensamentos dos organizadores logo após a dupla ou o trio levantar o cobiçado troféu neste domingo (18). É claro que será feita toda uma avaliação da 32ª edição. Mas o sucesso da tradicional corrida só é possível porque ela se renova a cada ano. Essa renovação não acontece da noite para o dia. A própria Cascavel de Ouro tem mais de 50 anos de história, é um pouco mais jovem que a cidade que lhe oferece o berço e que esta semana completou 67 anos de idade. São 32 edições porque a Cascavel de Ouro ficou um tempo adormecida. Mas quando despertou retornou com todo o vigor. E hoje é uma das mais tradicionais do automobilismo brasileiro. Os carros são todos parecidos. Fazem parte da categoria Marcas 1.6. Mas os pilotos que vieram até a Capital do Oeste são das mais variadas categorias. Tem piloto da Stock Car, da Stock Car Light, do Mercedes-Benz, da extinta Fórmula Truck, da atual Copa Truck, da Sprint Race, da Porsche, entre outras. O que atrai este universo de mais de 150 pilotos? O prêmio é bem atrativo. Afinal de contas, a organização vai premiar os vencedor com R$ 150 mil. Mas muito mais do que isso, o privilégio de guiar um carro numa prova de longa duração na desafiadora pista do Zilmar Beux. Depois da largada, que será às 13 horas deste domingo (18), os carros vão encarar três horas de prova. Digo os carros porque um único piloto não encara essa ‘pauleira’ sozinho. A prova tem trocas de pilotos obrigatórias e cada carro será guiado por uma dupla ou um trio.
Cobiçado mesmo é o troféu da Cascavel de Ouro. Todos os pilotos querem ter essa joia em sua estante. Este ano, o troféu é uma verdadeira obra-prima. Tem a tradicional cobra dourada, confeccionada em ouro ao centro, para o troféu de primeiro colocado, mas desta vez presta sua homenagem a Cascavel com o formato da Catedral Nossa Senhora Aparecida. E este é um dos atrativos, como lembra o piloto David Muffato. Ele tem dois troféus da Cascavel de Ouro em sua estante, já que venceu as provas de 1994 e 2004. Só que o novo formato aguçou a sede de vitória do piloto que foi campeão da Stock Car. “É uma honra estar aqui de novo, numa Cascavel de Ouro deste tamanho. Está virando um show. Parabéns a organização por tudo o que fizeram. Sem contar a premiação em dinheiro, o troféu ficou a coisa mais linda com a Igreja Matriz”, disse ele.
Na edição deste ano, Muffato vai dividir a pilotagem com um velho parceiro. Afinal de contas, quando venceu a prova pela primeira vez, em 1994, formou dupla com Edgar Favarin. Os dois vão formar um trio que tem ainda Israel Favarin, filho de Edgar. Pai e filho foram os vice-campeões da Cascavel de Ouro em 2017. Agora, querem o lugar mais alto do pódio. E David Muffato quer igualar a marca do pai, Pedro Muffato, que venceu a Cascavel de Ouro em três oportunidades na década de 70. “Neste ano estou andando com o Edgar e com o Israel. Com o Edgar foi minha primeira conquista e vamos trabalhar bastante neste fim de semana”, disse Muffato.
David Muffato não terá ‘vida fácil’ na pista para buscar o tricampeonato. Os últimos campeões da Cascavel de Ouro estarão na pista neste domingo. “Todos os pilotos que ganharam as últimas quatro provas da Cascavel de Ouro, de 2014 para cá, vão estar na pista. Em 2014, os vencedores foram os pilotos Gabriel Corrêa e o Leandro Zandoná. Em 2015, a dupla vencedora foi Nathan Sperafico e Ricardo Sperafico. Em 2016, Odair dos Santos e Thiago Klein venceram a prova e vão formar a dupla novamente. E no ano passado, os vitoriosos foram Marcel Sedano e Emílio Weiss, que vão estar de novo em dupla”, lembrou Edson Massaro, promotor da Cascavel de Ouro.
Classificatório
Os treinos classificatórios para a Cascavel de Ouro terão início às 11h20 deste sábado (17). Serão quatro sessões, dividas entre os A e B e cada treinos será disputado por um piloto da dupla ou trio. O resultado do classificatório será a média dos tempos dos pilotos de cada carro. Os 45 melhores tempos serão classificados automaticamente para a principal prova de domingo.
A norma da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) limita em 55 carros no grid do circuito cascavelense. Os 24 carros com piores tempos na tomada disputarão a prova de repescagem, a partir das 16h20. A prova terá uma hora de duração, com troca obrigatória de pilotos. Os dez primeiros colocados dessa corrida extra vão compor os dez últimos lugares do grid da Cascavel de Ouro (da 46ª a 55ª posição). Os outros 14 carros disputam no domingo a Copa Masso Alimentos, com largada às 9h35, valendo a isenção da taxa de inscrição da Cascavel de Ouro em 2019.
O sábado ainda terá as duas corridas da Sprint Race, às 10h10 e 13h05, além da primeira prova da Gold Classic, às 13h55 — segunda corrida será no domingo ás 11h10.
CASCAVEL DE OURO – PROGRAMAÇÃO
(Os horários das atividades deste sábado)
8h – Entrega de pneus
8h35 – 5º Treino livre oficial da Cascavel de Ouro - Grupo A (40 minutos)
9h20 – 5º Treino livre oficial da Cascavel de Ouro - Grupo B (40 minutos)
9h30 – Abastecimento Cascavel de Ouro – Grupo A
10h30 – Abastecimento Cascavel de Ouro – Grupo B
1ª Prova – SRINT RACE
10h05 – Alinhamento dos carros
10h10 – Volta de aquecimento com largada em movimento (23 minutos mais uma volta)
10h40 – Pódio
Classificatório Gold Classic
10h40 – Classificatório – Gold Classic (SF/TL) (15 minutos)
11h – Classificatório – Gold Classic (FL/GTS/GTL/TS/FC) (15 minutos)
Classificatório Cascavel de Ouro
11h20 – Classificatório – Grupo A – Piloto 1 (15 minutos)
11h45 – Classificatório – Grupo B – Piloto 1 (15 minutos)
12h10 – Classificatório – Grupo A – Piloto 2 (15 minutos)
12h35 – Classificatório – Grupo B – Piloto 2 (15 minutos)
12h50 – Devolução dos pneus dos 45 classificados
2ª Prova – Sprint Race
13h – Alinhamento dos carros
13h05 – Volta de aquecimento com largada em movimento (23 minutos mais uma volta)
13h35 – Pódio
1ª Prova Gold Classic
13h35 – Abertura de box
13h45 – Fechamento de box
13h50 – Placa de 5 minutos
13h55 – Volta de aquecimento e largada (30 minutos mais uma volta)
14h30 – Intervalo para almoço/Show de Drift
15h10 – Ação promocional – Volta rápida Puma Automóveis e Pit Stop MaxonOil
Prova de repescagem – Cascavel de Ouro
16h20 – Abertura de box
16h30 – Fechamento de box
16h35 – Placa de 5 minutos
16h40 – Largada (40 minutos mais uma volta)
17h30 – Devolução de pneus da repescagem
18h – Divulgação do grid da 32ª Cascavel de Ouro