Esportes

É hora da grande final da Liga Nacional!

11 dez 2021 às 10:43

O ano de 2021 já é o maior da história do Cascavel Futsal. É O ano mais vitorioso do clube, independente do que ocorrer na decisão da Liga Nacional. O sétimo título do Campeonato Paranaense da Série Ouro veio na última quarta-feira (08) com a vitória por 3 a 2 sobre o Campo Mourão. Aliás, o adversário valorizou muito a conquista da Serpente Tricolor. Mas, convenhamos, vencer o Estadual era necessário para o Cascavel Futsal, justamente pela proximidade com a decisão da Liga Nacional. O time nem relaxou após a sétima conquista estadual. Um dia após levantar o troféu já pegou a estrada para fazer o primeiro jogo da decisão da Liga neste domingo (12) contra o Sorocaba, às 11 horas, na Arena Sorocaba. Já pensou o elenco todo ter que viajar com o sabor amargo da perda de um título em casa, diante da torcida? O clima seria terrível. Sem contar que um vice-campeonato estadual colocaria uma pressão gigantesca sobre Cassiano Klein e seus comandados. Mas como venceu o Paranaense, o time vai para a inédita final da Liga Nacional de maneira leve, sem a responsabilidade de vencer a qualquer custo. Como disse, independente do que ocorrer nos dois jogos contra o forte Sorocaba, atual campeão da Liga Nacional, o Cascavel Futsal já tem a melhor temporada da história. A partida de volta da decisão será no próximo domingo (19), no ginásio da Neva.

A Serpente Tricolor faturou o Estadual pela sétima vez

Um novo sonho?

Na postagem sobre o título do Cascavel Futsal afirmei que “o maior campeão do Paraná agora quer se tornar o maior do Brasil”. É difícil? Muito. No entanto, não custa sonhar com algo maior. O técnico Cassiano Klein deixou isso claro logo após a vitória sobre o Campo Mourão. “A sensação é muito importante para todos. Mas ficou no ginásio da Neva. Agora temos uma nova história para escrever, uma nova equipe, com pouco tempo de preparação... Mas é o desafio que nós temos. Temos que aproveitar essa grande oportunidade de jogar uma final de Liga Nacional e lutar muito para conquistar isso. Porque vai ser incrível fechar com chave de ouro”, disse.

Pela tradição e pelo investimento, o Sorocaba pode ser apontado como favorito na decisão. O time venceu a Liga Nacional em duas ocasiões, em 2014 e no ano passado. E fez mais duas finais: foi vice em 2016 e 2019. Os principais jogadores da equipe também estão acostumados a vestir a camisa da Seleção Brasileira de futsal. Rodrigo, por exemplo, é capitão do Sorocaba e do Brasil. Ele só não apareceu na última lista de convocados em virtude da decisão da Liga.

O Cascavel Futsal passou pelo Carlos Barbosa

Mas o Cascavel Futsal também não chegou nessa decisão da Liga por acaso. Foi o dono da segunda melhor campanha na fase de grupos. Foi também nessa mesma fase de grupos que o time de Cassiano Klein conseguiu uma proeza que é uma raridade no futsal. Eu não havia visto algo assim. O Cascavel Futsal derrotou o Joinville por 5 a 3, em Santa Catarina, e marcou dois gols com um atleta a menos em quadra. Nas oitavas e nas quartas, passou com propriedade por Tubarão e Joaçaba. O apogeu dessa campanha ocorreu nas semifinais, quando despachou o Carlos Barbosa, o maior vencedor da Liga Nacional. Foi soberano no jogo de ida em casa com vitória por 4 a 2. Perdeu o jogo de volta por 4 a 1 no Rio Grande do Sul. Mas conseguiu algo épico, uma vitória por 1 a 0 na prorrogação que lhe deu o direito de decidir a Liga Nacional pela primeira vez. E não para por aí: o Cascavel Futsal chega nesta final com um dos artilheiros da competição: Roni, autor de 17 gols.

Sorocaba e Cascavel Futsal se enfrentaram nas quartas do ano passado

As campanhas

O Cascavel Futsal fez vinte jogos nesta edição da Liga Nacional. São 13 vitórias, quatro empates e apenas três derrotas, um aproveitamento de 71,6%. O ataque marcou 62 gols e a defesa foi vazada em 34 ocasiões. Já o Sorocaba foi o líder do Grupo A na primeira fase. Esse grupo teve apenas sete times, portanto, o time paulista fez duas partidas a menos. Em 18 jogos, foram dez vitórias, cinco empates e três derrotas, um aproveitamento de 54,8%. O Sorocaba fez 59 gols e a defesa sofreu 37. Nas oitavas, eliminou o Praia Clube. Nas quartas, sofreu para passar pelo Joinville. Venceu fora de casa por 3 a 2, mas perdeu por 4 a 3 na Arena Sorocaba. A vaga nas semifinais veio com uma vitória na prorrogação por 1 a 0. Já nas semis passou pelo Foz Cataratas com propriedade: empate em 1 a 1 em Foz do Iguaçu e goleada de 5 a 1, no jogo de volta.

Como o Cascavel Futsal teve melhor campanha na fase de grupos, além de decidir em casa, terá o privilégio de jogar por um empate numa eventual prorrogação, que só irá ocorrer em caso de dois resultados iguais (dois empates ou uma vitória para cada lado independente do saldo de gols).

O Cascavel Futsal de Cassiano Klein está em Sorocaba

Jogos históricos

Nesta temporada, Cascavel Futsal e Sorocaba já se enfrentaram pelas semifinais da Taça Brasil de Clubes, em Dourados. Na ocasião, o time paulista venceu por 4 a 1 no dia 30 de julho. Os dois times se cruzaram nas quartas de final da Liga Nacional do ano passado. O Sorocaba despachou o Cascavel Futsal e arrancou para o título. O primeiro jogo no ginásio da Neva terminou empatado em 3 a 3, no dia 14 de novembro de 2020. Na volta, no dia 21 de novembro, o Sorocaba venceu por 6 a 2.

Só que o Cascavel Futsal já conseguiu vencer esse mesmo Sorocaba como visitante. Na primeira fase da Liga Nacional de 2019, já sob o comando de Cassiano Klein, a Serpente Tricolor derrotou o time paulista por 3 a 2, na Arena Sorocaba, com gols de Edimar, Jorginho e Roni, o mesmo Roni que é o goleador da atual edição da Liga Nacional.