Esportes

É preciso acreditar no milagre do ‘ninho’

26 jul 2020 às 20:13

O FC Cascavel experimentou uma situação inusitada neste Campeonato Paranaense: enfrentou dois Furacões distintos. Na primeira fase, a Serpente Aurinegra derrotou o time de aspirantes do Athletico-PR por 1 a 0, no Estádio Olímpico Regional. E neste domingo (26), teve que enfrentar a equipe principal do Rubro-Negro da Capital. O Londrina também vivenciou essa mesma situação. Foi goleado na primeira fase pelo time de aspirantes e nas quartas de final caiu para a equipe principal.

No segundo encontro com o Athletico-PR neste Estadual, o FC Cascavel sofreu a sua pior derrota na competição. O time de Marcelo Caranhato foi goleado pelo Furacão por 5 a 1 na Arena da Baixada. O resultado no jogo de ida das semifinais afastou drasticamente o FC Cascavel da inédita final do Campeonato Paranaense. De maneira racional, é possível afirmar que o Athletico-PR praticamente garantiu a vaga na decisão e continua a busca pelo seu terceiro título paranaense consecutivo. Mas é preciso alimentar a esperança do torcedor aurinegro e acreditar que o time pode reverter a situação no jogo da próxima quarta-feira (29), às 18 horas, no Estádio Olímpico. Para poder decidir o título pela primeira vez, o FC Cascavel terá que vencer por cinco gols de diferença. Ou então conseguir uma vitória por quatro gols para levar a decisão para os pênaltis.

O histórico da Serpente Aurinegra em seis participações na primeira divisão estadual não coopera. Nas 27 vitórias que o FC Cascavel teve em 74 jogos, em apenas uma conquistou o placar que necessita para despachar o Athletico neste Estadual. Foi na última quarta-feira, quando fez 5 a 0 no combalido Rio Branco, no Olímpico. O retrospecto diante do Furacão também não favorece. Este foi o sétimo jogo entre as duas equipes. São três triunfos do Athletico-PR, três empates e apenas uma vitória do FC Cascavel. No quesito gols, ampla vantagem do time da Capital que marcou doze gols contra apenas quatro do time cascavelense.

Mas para que o milagre aconteça, a Serpente Aurinegra terá que apostar ‘no ninho’: o Estádio Olímpico. A equipe de Marcelo Caranhato está invicta dentro de casa com cinco vitórias e um empate, um aproveitamento de 88,8%. O FC Cascavel tem outro atributo: marcou gols em todos os 14 jogos que fez neste Paranaense. O Coritiba é a outra equipe que também conseguiu esse feito.

O jogo

No confronto deste domingo (26), o Athletico-PR foi arrasador e saiu na frente aos 22 minutos do primeiro tempo com Lucas Halter, de cabeça. Bissoli ampliou. No fim da primeira etapa, Henrique marcou o segundo gol dele no Estadual e deu esperanças ao time visitante na Arena da Baixada. Mas logo na volta do intervalo, no primeiro minuto, Nikão ampliou. E a partir daí virou goleada. Marquinhos Gabriel marcou o quarto. E Bissoli definiu o placar que dará uma ampla vantagem ao Furacão no jogo de volta. O time pode até perder por três gols de diferença que avança para a final.

O Coxa venceu o Cianorte. Foto Diego Menegon/Cianorte FC

Athletiba na final?

A possibilidade de ocorrer um clássico Athletiba na decisão do Estadual se agigantou pela goleada do Furacão e pela vitória do Coritiba como visitante. No primeiro jogo das semifinais do Paranaense, também neste domingo (26), o Coxa venceu o Cianorte por 3 a 2, no Estádio Albino Turbay, em Cianorte. Isso dá a vantagem do empate na partida de volta na próxima quarta (29). O Coxa abriu 3 a 0 no placar com gols de William Matheus (duas vezes) e Gabriel. Só que o Leão do Vale reagiu na partida e descontou com gols de Pelezinho e França. O resultado final manteve o Cianorte vivo e agora tentará repetir o que fez contra o Operário de Ponta Grossa nas quartas de final. E quem sabe conseguir uma classificação épica no Couto Pereira.

Histórico

2015 - FC Cascavel 0 x 0 Athletico-PR

2016 - FC Cascavel 2 x 2 Athletico-PR

2017 - Athletico-PR 4 x 0 FC Cascavel-PR

2018 - FC Cascavel 0 x 1 Athletico-PR

2019 - FC Cascavel 0 x 0 Athletico-PR

2020 - FC Cascavel 1 x 0 Athletico-PR

2020 - Athletico-PR 5 x 1 FC Cascavel