Cascavel recebe, a partir desta quinta-feira (05), uma das mais importantes e tradicionais competições do handebol de base do Estado: a Paraná Cup, competição que terá seus jogos no ginásio da Fag. Em 2020, o torneio organizado pela Liga de Handebol do Paraná (LHPR), terá disputas nas categorias Mirim Sub-11, Infantil Sub-13, Cadete Sub-15, Juvenil Sub-17, Adulto e Máster.
Antigamente, a competição tinha apenas as categorias Cadete e Juvenil, mas cresceu e abriu as disputas para mais categorias. No Adulto, o time masculino da ACH Cascavel será o anfitrião. E defende uma hegemonia no torneio, já que faturou três títulos e inicia a busca do tetracampeonato. Nesta quinta (05), a estreia será contra Corbélia, às 19h30. Na sexta-feira (06), o confronto será contra Cambé, às 19h30. Na manhã de sábado (07), às 10h40, Cascavel enfrenta Campo Mourão. E na manhã de domingo (08), às 9h45, o time encara Saudade do Iguaçu.
A Paraná Cup será a primeira competição oficial do time masculino de handebol, que quer repetir o bom rendimento de 2019. “Nós vamos para a nossa quarta participação na Copa Paraná de handebol. Nós fomos campeões nas três edições anteriores em 2017, 2018 e 2019. E agora vamos tentar o tetracampeonato. Além de vencer a Copa Paraná, em 2019, nós também fomos campeões dos Jogos Abertos do Paraná (Jap’s), ficamos em terceiro lugar no Campeonato Paranaense da modalidade e fomos vice-campeões do Campeonato Brasileiro, que foi disputado em Cascavel no mês de novembro”, explicou Marcelo Rizotto, o ‘Cebola’, um dos dirigentes da Associação Cascavelense de Handebol (ACH) e atleta da equipe cascavelense. Cebola também falou dos anseios do time cascavelense, a começar pela quarta conquista da Paraná Cup. “Esse ano, a nossa expectativa é conquistar o tricampeonato dos Jogos Abertos, conquistar o Campeonato Paranaense pela primeira vez na história do handebol masculino de Cascavel. E, se tudo correr bem, vamos tentar disputar o Campeonato Brasileiro de handebol que vai ser em Aracaju, no estado de Sergipe. É isso que temos em mente. Conseguimos manter o time do ano passado e trouxemos duas peças de reposição porque tivemos duas baixas. Dois jogadores deixaram de jogar... E vamos tentar manter o time nestas competições. Como foi no ano passado, não somos os favoritos, mas vamos ir para cima para tentar ganhar esses torneios”, acrescentou.
Base
A equipe da AC5/Cascavel também terá equipes em disputa na Paraná Cup nas categorias Sub-13, Sub-15 e Sub-17. Os ‘pequenininhos’, assim tratados pelo técnico Cezar Casagrande, jogam nesta quinta (05), às 17h20, contra Tapejara. Na sexta (06), às 10h20 da manhã, o confronto será contra Arapongas. No mesmo dia, às 17h20, os garotinhos do Cezão encaram Capitão Leônidas Marques. As decisões da categoria serão no fim de semana.
O time Sub-15 masculino de Cascavel estreia nesta quinta, às 15h45 contra Alto Paraná e depois entra em quadra às 20 horas contra Ponta Grossa. Na sexta (06), às 11h10, o duelo é contra Ourizona. E depois, no período da tarde, às14h50, ,Cascavel joga contra Mercedes. As eliminatórias serão no sábado (07).
O time Sub-17 estreia nesta quinta às 18h30 contra Alto Paraná. Na sexta (07) joga contra Cambé, às 15h50, e contra Jussara, às 18h30. Nesta quinta (05), também tem a estreia do time feminino de Cascavel, que disputa apenas a categoria Juvenil. As meninas do técnico Marcos Galhardo enfrentam Jardim Alegre, às 15h45.
“A categoria Sub-13 é novidade, a gente não sabe o que tem por aí e como são as outras equipes. Tivemos apenas cinco equipes. Nós vamos apenas com garotos do projeto Associação Camisa 5 (AC5) e a meta é participar. Mesma situação para a categoria Sub-15. Não estamos trazendo os reforços e as chances não são grandes. Já o Sub-17 estamos numa troca de time. Estamos treinando há uma semana e o tempo de treinamento. Caímos num grupo muito forte mas vamos tentar ficar entre os quatro primeiros”, explicou o técnico Cezar Casagrande.