Esportes

Em tarde de Tocantins, FC Cascavel supera o Rio Branco pelo Estadual

18 jul 2020 às 16:22

É cada vez mais forte a história do atacante Lucas Tocantins com o FC Cascavel. O clube está trabalhando para fazer história em 2020. O ‘fazer história’ sempre esteve muito latente no discurso do técnico Marcelo Caranhato desde que ele chegou ao clube. Afinal de contas, 2020 será o ano em que o FC Cascavel irá disputar uma competição nacional pela primeira vez. A partir de setembro, a Serpente Aurinegra disputa a Série D do Campeonato Brasileiro.

A construção do ‘fazer história’ vem ocorrendo ao longo do Campeonato Paranaense deste ano. Com Caranhato, o time já alicerçou a melhor campanha em seis participações na elite estadual. E está muito próximo de alcançar a fase de semifinais pela primeira vez. Se consolidar essa classificação garante uma inédita vaga na Copa do Brasil de 2021.

Foto Felipe Fachini/Assessoria FC Cascavel

 

Voltamos a falar de Tocantins. Ele apareceu no FC Cascavel em 2017, na disputa da Taça FPF Sub-23. Ele, inclusive, foi um dos destaques daquele time. Começou a ganhar notoriedade com um golaço contra o Rio Branco de Paranaguá. Um gol que foi tão bonito quanto o marcado por Maradona, na Copa do Mundo de 86, contra a Inglaterra. Tocantins arrancou do campo de defesa, passou por todos os marcadores, inclusive o goleiro, e marcou um gol antológico.

Pois bem. O FC Cascavel teve o privilégio de reabrir o Campeonato Paranaense de 2020, que ficou mais de quatro meses interrompido por conta da pandemia do coronavírus. O adversário foi Rio Branco de Paranaguá. Só que o jogo que abriu a fase de quartas de final ocorreu no Estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa. Esse tal coronavírus pode ter contribuído para que Tocantins aumentasse a sua história com a camisa aurinegra. O jovem atacante Paulo Baya, que vinha alternando a posição de titular com Tocantins, testou positivo para esse vírus antes do confronto contra o Rio Branco, o que lhe tirou de combate. Possivelmente seria titular. Mas a ausência deixou Tocantins como titular absoluto.

Ele foi decisivo mais uma vez. Marcou dois na vitória por 3 a 0 do FC Cascavel sobre o Rio Branco de Paranaguá. O primeiro ocorreu no início da partida, com um minuto e meio.

O Rio Branco foi valente. Teve apenas doze jogadores relacionados para a partida, sendo que o único reserva era um goleiro. Se defendeu enquanto pôde para evitar um placar mais dilatado.

Na etapa final, Magno, de pênalti, ampliou. Foi o quarto gol dele no Estadual. E nos minutos finais, Tocantins apareceu de novo. Quase sem ângulo, ele definiu o marcador: 3 a 0. Foi o quinto dele no Paranaense. Com isso, se tornou artilheiro do FC Cascavel na competição e vice-artilheiro do Estadual. Pedrinho do Athletico-PR tem seis. E Rone, ex-atleta do Cascavel CR, hoje na Chapecoense, também marcou cinco vezes.

Se o destino contribuir, Tocantins deve voltar a ser titular no jogo de volta que deve ser confirmado para a próxima quarta-feira (22), no Estádio Olímpico. Ele pode aumentar a sua história, já que se consolidou como o maior artilheiro do clube nas seis participações no Estadual. Com os dois deste sábado, Tocantins chegou a dez com a camisa profissional do FC Cascavel. Ele marcou um gol na edição de 2018 e mais quatro no ano passado.

A boa vitória no jogo de ida contra o Rio Branco aproximou a Serpente Aurinegra das semifinais do Estadual e da Copa do Brasil do ano que vem. O time de Marcelo Caranhato pode até perder por dois gols de diferença que avança para continuar fazendo história.