A primeira fase do Campeonato Paranaense já passou da metade. Após seis rodadas, já está em evidente quem vai lutar por uma das oito vagas nas quartas de final e quem irá brigar contra o rebaixamento. Aliás, a tabela de classificação do Estadual tem quatro patamares bem distintos. São três times dividindo a liderança com 13 pontos: Operário, Coritiba e Cascavel. O Fantasma tropeçou na rodada e só empatou em 1 a 1 com o Independente São Joseense. Com isso, perdeu a chance de se isolar na ponta e garantir a classificação antecipada para as quartas. Se tomarmos como base as edições anteriores do Estadual, com esse mesmo formato, o time que somar 15 pontos segue para o mata-mata. Ou seja, Fantasma, Coxa e Serpente Aurinegra estão perto da vaga. Mais abaixo, vem o pelotão dos dez pontos formado por Cianorte, Maringá, Londrina e Athletico-PR. Destes, o Furacão é o único time invicto no Estadual. Porém, teve uma sequência de quatro empates e perde para os concorrentes no primeiro critério de desempate que é o número de vitórias. O G-8 é fechado pelo Azuriz que, na última quinta-feira, fez história e venceu o primeiro clássico do sudoeste disputa na elite estadual: 2 a 1 sobre o União de Francisco Beltrão. Com esse resultado, o Azuriz chegou aos sete pontos, mesma pontuação do Independente São Joseense, que está na luta pela classificação para as quartas. O Independente, aliás, disputa a elite do Paranaense pela primeira vez e já fez história. Não foi derrotado pelo três gigantes da Capital.
Mais abaixo, vem o último patamar na tabela formado pelos times que terão a luta contra o rebaixamento pela frente. O Paraná Clube é o antepenúltimo colocado com três pontos e só não entrou na zona do rebaixamento nesta rodada porque Rio Branco e União também foram derrotados na última quinta-feira. Esses dois times já formam a zona maldita. O Leão da Estradinha tem três pontos. E o União é o único time que ainda não venceu após seis rodadas e figura na lanterninha do Estadual.
Rodada
A sétima rodada será aberta neste sábado (12) com o confronto entre Paraná e Londrina, às 19 horas, na Vila Capanema. Neste domingo (13), serão mais cinco partidas. O Operário de Ponta Grossa, líder da competição com os mesmos 13 pontos de Coritiba e Cascavel, mas com vantagem no saldo de gols, irá visitar o Cianorte. Essa partida será às 16 horas, no Estádio Albino Turbay. Um pouco anos, às 15h30, tem o confronto entre Independente São Joseense e Maringá, que jogam no Estádio do Pinhão. Às 18h30, Coritiba e Cascavel fazem o confronto direto na parte de cima no Couto Pereira. Às 19 horas, outro confronto direto, mas que envolve os times que ocupam a zona do rebaixamento. O lanterna União recebe o Rio Branco, no Estádio Anilado. Já o Azuriz, embalado pela vitória no clássico do sudoeste, recebe o Athletico-PR, às 20 horas, no fechamento da rodada.