Esgrima

Bia Bulcão vai para mais uma etapa da preparação na Itália

17 jan 2021 às 09:49

Uma atleta muito focada e pronta para buscar o grande objetivo do ciclo olímpico. Assim, Alexandre Teixeira, técnico do Grêmio Náutico União convocado pela Confederação Brasileira de Esgrima (CBE), percebe Bia Bulcão em mais uma passagem por Portugal. A esgrimista vai buscar em abril, no Panamá, a vaga nos Jogos de Tóquio, no Pré-Olímpico da modalidade.

Bia permanece em Portugal até segunda-feira (18), em mais uma Missão Europa, investimento da CBE com apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB). Concentrada no Rio Maior Sports Centre, ela tem toda a estrutura necessária no local. Depois, segue para a Itália, onde volta a treinar no Frascati Scherma, clube em que passa a maior parte do tempo durante o ano, onde será acompanhada pela técnica italiana Alessandra Nucci.

Alexandre Teixeira explica que seu trabalho, neste momento, é o de auxiliar a manutenção da preparação de Bia Bulcão. Daphne Calazans, atleta do Grêmio Náutico União, é outra que faz parte desta equipe de apoio montada para ajudar a medalhista pan-americana do florete feminino.

“O principal aqui é manter o nível de treinamento, com aulas e jogos, pois é um momento de passagem. O centro oferece todas as condições, com fisioterapia, massagem, academia. Ela está conseguindo treinar bem, em dois turnos. Vai chegar forte em Frascati e vai conseguir fazer o restante da preparação muito bem”, avalia Teixeira.

A variedade de treinamentos também é destacada pelo treinador. Segundo Teixeira, Bia tem a possibilidade de enfrentar a brasileira Daphne Calazans nos treinamentos e outras atletas, em Portugal e na Itália, o que a ajudará ainda mais na principal competição do primeiro semestre.

“Ela tem jogado com a Daphne e, no fim de semana, vai poder enfrentar duas atletas portuguesas, o que vai ser importante na variedade de jogos. A Bia está bem focada, bem tranquila”, explica.

Bia Bulcão deve disputar algumas competições oficiais, entre etapas de Grand Prix e Copa do Mundo, assim que a Federação Internacional de Esgrima confirmar a realização dos torneios. Pouco antes do Pré-Olímpico, ela deve retornar e finalizar a preparação no Brasil.

(assessoria)