Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Esgrima

Brasil fecha Mundial de Esgrima em CR com oitavo lugar por equipes na espada

13 nov 2017 às 06:50
Por: Redação Tarobá News

Terminou neste domingo, 12, a participação do Brasil no Mundial de Esgrima em Cadeira de Rodas. A competição foi realizada no Hotel Hilton Airport, em Roma, na Itália. O Brasil concluiu seu desempenho ao alcançar o oitavo lugar na prova por equipes da espada. A Seleção volta seu foco às competições de 2018, cujas pontuações valerão para a composição do ranking mundial que definirá os primeiros classificados para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020.

O gaúcho Jovane Guissone, o paulista Lenílson Oliveira e o paranaense Moacir Ribeiro compuseram o time nacional na disputa que encerrou o evento. O Brasil superou na estreia o Canadá, por 45 a 36. Em seguida, caiu nas quartas de final contra a Itália, por 45 a 22. Derrotas para a Hungria (45 a 31) e Ucrânia (45 a 19) colocaram a equipe na oitava colocação na espada. Atleta mais experiente do grupo, Jovane, 34, vê o lado positivo da participação brasileira na competição.

"Um ano após os Jogos Paralímpicos, era a hora que tínhamos para fazermos testes. O Mundial serviu para nós avaliarmos algumas ações, porque no próximo ano é que se tem início a classificação para os Jogos. Foi um ano complicado, pois tive de mudar de clube e equipe. Claro que queria uma medalha e um resultado melhor, mas para o ano que vem vamos trabalhar bastante para conseguir a vaga para Tóquio por meio do ranking mundial", disse Jovane Guissone, que teve uma lesão na medula aos 22 anos causada por disparo de arma de fogo durante um assalto.

O melhor resultado brasileiro em Roma foi obtido justamente por Jovane, que ficou com a quinta colocação na espada B (para atletas com menor mobilidade de tronco). A Rússia foi o principal destaque do evento, com 22 medalhas: cinco de ouro, seis de prata e outras 11 de bronze. Itália (quatro ouros, duas pratas e três bronzes) e Hungria (três ouros, duas pratas e dois bronzes) completaram o Top 3 nas nações.

"O Mundial era a primeira competição do ciclo paralímpico que se iniciou. Tínhamos uma equipe bastante nova, com exceção ao Jovane, que é mais experiente. Estamos em um momento de transição de time e foi bom para testarmos os atletas, darmos mais experiência a eles no cenário internacional, em combates de alto nível. Agora é focar nessa melhora do nível técnico", disse Ivan Schwantes, técnico-nacional da esgrima em cadeira de rodas do Brasil.

Cerca de 210 atletas de 31 nacionalidades participaram do Mundial de Roma. A Seleção Brasileira contou com uma delegação composta por quatro atletas. Vinte e duas medalhas de ouro foram distribuídas ao longo dos seis dias de competição. A última edição do Mundial de Esgrima em Cadeira de Rodas havia acontecido em Eger, na Hungria, em 2015.

Veja também

Relacionadas

Esgrima
Imagem de destaque

Equipe paranaense de esgrima em cadeira de rodas é referência nacional

Esgrima
Imagem de destaque

Três brasileiros não conseguem a vaga no Pré-Olímpico de esgrima

Esgrima

Esgrima: Bia Bulcão vai à Costa Rica segura da vaga na Olimpíada

Esgrima

Terceiro dia do Mundial de Esgrima tem disputa de equipes brasileiras

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Alerta vermelho emitido pelo Simepar é inédito em Londrina e região

Cidade
Londrina e região

Com alerta vermelho para tempestades severas, Defesa Civil de Londrina orienta população

Cidade

Câmeras registram chegada e saída de suspeito em sítio onde Fábio Henrique foi morto

Cidade
Londrina e região

Moradores da Rua Guaporé denunciam encontros ilegais de carros em posto de gasolina

Cidade
Londrina e região

Depósito clandestino de cabos de internet e telefone é descoberto em Londrina

Podcasts

Podcast Conversa com Nassif | EP 11 | Comportamento e Neurociência | Eliane Sato

Podcast Pod Fala com a Tai | EP 7 | A herança Musical e Carreira Profissional | Victor Tadeu

Podcast Arte do Sabor | EP 2 | A Origem do Azeite | Vasco Campos

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.