Esportes

Faltam só 26 vagas para o Mundial da Rússia

04 set 2017 às 15:46

As disputas das Eliminatórias da Copa do Mundo entram na reta decisiva. Até agora, seis seleções estão garantidas no torneio que será realizado na Rússia. Além do time anfitrião, que não participa das Eliminatórias, a Seleção Brasileira foi a primeira a confirmar a vaga por intermédio dos jogos classificatórios na América do Sul. Depois, Irã, Japão e México também confirmaram suas vagas. E no domingo (03), a Bélgica, que prometia ser a sensação do Mundial do Brasil em 2014, foi a primeira seleção europeia a garantir a vaga pelas Eliminatórias. A próxima rodada dos torneios classificatórios pelo mundo vai definir mais vagas. Então, vamos fazer um ‘raio X’, continente a continente, para ver quem pode se garantir ou se complicar nas Eliminatórias.

América do Sul

Com exceção do Brasil, que está classificado, já é o primeiro colocado e está ‘quilômetros’ de distância para quem está em segundo lugar, a definição das vagas na América do Sul deve ficar para as duas rodadas finais. As partidas desta terça-feira (05) podem apenas ‘desembolar’ a classificação. Por enquanto, Colômbia com 25 pontos, Uruguai com 24, Chile e Argentina com 23 estão na briga direta por três vagas diretas e uma na repescagem para enfrentar o campeão da Oceania, que deve ser a Nova Zelândia. Creio que estas quatro seleções estarão no Mundial. Resta saber quem vai passar pela agonia da repescagem.

Europa

A Europa terá 14 seleções no Mundial. E duas vagas já estão preenchidas: a anfitriã Rússia e a Bélgica. Na rodada desta segunda-feira (04), mais uma seleção tradicional pode confirmar a vaga. A atual campeã Alemanha lidera o Grupo C com 21 pontos. Se vencer a Noruega em casa e a Irlanda do Norte não vencer a República Tcheca, os germânicos seguem rumo ao pentacampeonato.

Na Europa, as nove seleções que terminarem em primeiro lugar em seus respectivos grupos garantem a vaga de maneira direta. E os oito melhores segundos colocados vão fazer a repescagem, em que serão preenchidas mais quatro vagas. Sendo assim, as Eliminatórias Europeias vão reservar fortes emoções nas duas rodadas finais. E seleções tradicionais no ‘Velho Continente’ terão que passar obrigatoriamente pela repescagem.

O Grupo A é um dos mais concorridos com a França em primeiro lugar com 17 pontos, a Suécia em segundo com 16 e a desesperada Holanda com 13 pontos. Hoje, os holandeses que foram vice-campeões em 2010 e semifinalistas em 2014 estariam fora da Copa.

No Grupo B, a disputa está entre Suíça e Portugal. Por enquanto, a liderança é dos suíços que somam 21 pontos e os lusos vêm logo atrás com 18. As duas seleções vão se enfrentar na última rodada e pode ser que Portugal, de Cristiano Ronaldo, tenha que passar novamente pela repescagem.

No Grupo G, mais um duelo entre duas gigantes. A Espanha fez 3 a 0 na Itália e assumiu a liderança da chave com 19 pontos. Sendo assim, a tetracampeã Azzurra está mais próxima de encarar uma repescagem.

Sérvia, Polônia, Inglaterra e Croácia lideram os outros grupos. Ingleses e poloneses estão em situação mais tranquila e podem confirmar as vagas na penúltima rodada.

Concacaf

O México foi o primeiro classificado nas Eliminatórias da Concacaf. O time do técnico Juan Carlos Osorio, ex-São Paulo, chegou aos 17 pontos e até pode ser ultrapassado por EUA e Honduras, ambos com oito pontos. O detalhe é que os dois se enfrentam na rodada desta terça (05). Logo, o México está garantido na Copa. E pode ter uma companhia. A Costa Rica, sensação da última Copa, se classifica se vencer o México.

Ásia

Líderes de seus grupos, Irã e Japão estão na Copa. Mais duas vagas asiáticas serão definidas na última rodada nesta terça-feira (05). Coreia do Sul e Arábia Saudita só dependem de si. Os coreanos têm um confronto direto com o Uzbequistão e os árabes encaram o já classificado Japão. A Austrália, que sempre esteve na Copa depois que passou a disputar as Eliminatórias Asiáticas (2006, 2010 e 2014), corre o risco de disputar uma repescagem dupla. Se ficar em terceiro no Grupo B vai enfrentar o terceiro do Grupo A, hoje o Uzbequistão. E se passar, vai encarar o quarto colocado da Concacaf, que pode ser EUA ou Honduras.

Oceania

A Oceania tem apenas meia vaga e deve ser da Nova Zelândia, que disputou a Copa de 2010. Na final, o time goleou as Ilhas Salomão por 6 a 1 e o jogo de volta será na madrugada desta terça (05). Confirmando a classificação, a Oceania vai enfrentar o quinto colocado das Eliminatórias Sul-Americanas e hoje o adversário seria a gigante Argentina. Os neozelandeses não podem perder as esperanças. Afinal, foi a única seleção que terminou a Copa da África do Sul de maneira invicta: três empates em três jogos, porém, não passou da primeira fase.

África

O futebol de força do continente africano terá cinco vagas na Copa da Rússia. Uma delas pode ser ocupada nesta quarta rodada. A tradicional Nigéria lidera o Grupo B com nove pontos. Se vencer Camarões nesta segunda (04) e a Argélia superar a Zâmbia, os nigerianos confirmam a presença no Mundial. O detalhe é que duas seleções consideradas tradicionais na África vão ficar fora da Copa. Uma delas é Camarões. E a outra é a Argélia, que disputou as duas últimas duas edições e fez uma boa campanha no Mundial do Brasil, sendo eliminada nas oitavas pela Alemanha na prorrogação.

Tunísia, Costa do Marfim, Burkina Faso e Uganda lideram os outros grupos. Lembrando que só o primeiro colocado de cada chave vai para a Copa.