Esportes

Faltou o brilho da cobra dourada na Cascavel de Ouro

18 nov 2018 às 20:03

Nem de longe, os organizadores da 32ª edição da Cascavel de Ouro imaginavam um desfecho como ocorreu neste dia 18 de novembro. A chuva que assolou o Autódromo Zilmar Beux desde cedo já foi um prenúncio de que a tradicional prova não teria o mesmo brilho. Afinal de contas, toda a programação antes da corrida foi em pista seca e com temperaturas altíssimas. A forte chuva trouxe consigo um inverno fora de época, bem incomum para o período do ano em que é realizada a Cascavel de Ouro. Mas isso não o maior problemas deste domingo. Uma situação, no mínimo, constrangedora ofuscou o brilho da serpente dourada.

As três horas de prova transcorreram com naturalidade. É verdade que a pista escorregadia proporcionou diversos acidentes. A largada sob chuva foi com safety car nas quatro primeiras voltas. A chuva parou e a pista foi secando deixando trilhos. A partir da 45ª volta as equipes começaram a usar pneus de pista seca. A diferença de aderência em vários pontos provocou vários toques, o mais grave foi entre os carros de Israel Favarin e Marcel Sedano na curva da Água.

O VW Gol de Sedano chocou-se contra a proteção de pneus e foi ‘devolvido à pista’, sendo atingido em cheio pelo Ford Ka de Ingmar Biberg. Os dois foram atendidos pelo doutor Ricardo Fiorentin Cavalheiro, do serviço médico do evento, e encaminhados para exames complementares no hospital São Lucas.

A corrida teve seu curso normal e uma vitória caseira. Os cascavelenses Edgar Favarin, seu filho Israel Favarin e o primo David Muffato venceram a prova de longa duração mais tradicional do Paraná. O VW Gol do trio da Stumpf-Paraguay Racing completou as 108 voltas em 3h01min58s864. Houve a comemoração efusiva do trio. Afinal de contas, seria a sétima conquista da Cascavel de Ouro de Edgar Favarin, a primeira do filho Israel e a terceira de David Muffato, que igualaria o número de conquistas do pai, Pedro Muffato.



O detalhe é que a vitória foi contestada por outros pilotos. Isso porque ocorreu uma falha na cronometragem com a perda do sensor do carro do trio vencedor. Enquanto eles comemoravam o triunfo, já ouviam manifestos contrários à vitória. A solenidade de pódio estava prestes a ocorrer quando iniciou um embate de recursos por parte das equipes que se sentiram prejudicadas. Foram mais de três horas de espera. Até que a organização oficializou o resultado e a vitória do trio Favarin/Muffato.


O pódio foi realizado sob protestos. Alguns pilotos se recusaram a ocupar os seus lugares na premiação, que ocorreu de maneira tensa, com mais contestação e gritos ofensivos. Após a premiação, a organização da Cascavel de Ouro fez uma entrega simbólica dos troféus, que foram recolhidos e serão entregues em definitivos aos vencedores depois do imbróglio for resolvido na justiça. Esses troféus que foram pensados e confeccionados com todo o esmero, de fato, não tiveram o mesmo brilho. Para alguns, essa situação constrangedora manchou a Cascavel de Ouro.

Nos resultados oficiais, a dupla Leandro Totti e Lucas Onue, que com o VW Gol da Ymagawa Racing largaram na pole position, ficaram com a segunda posição. Gustavo Magnabosco e Eduardo Berlanda (VW Gol/Pein Competições) ficaram com o terceiro lugar, após punição de 20 segundos sofrida por Caíto Carvalho e Fabiano Cardoso que correram com o Hyundai HB20. A dupla da Scuderia Fast Racing ficou com o quarto lugar.

A volta mais rápida foi do carro de Leandro Totti e Lucas Onue. Lucas cravou a marca de 1min18s398, com média horária de 140.421 Km/h na 98ª das 108 voltas da corrida.

32ª CASCAVEL DE OURO

(Resultado oficial após 108 voltas)

1º) David Muffato/Edgar Favarin/Israel Favarin (PR/PR/PR), VW Gol/Paraguay Racing-Stumpf Preparações, 108 voltas em 3h01min58s864

2º) Lucas Inoue/Leandro Totti (PR/PR), VW Gol/Ymagawa Racing, a 36s479

3º) Gustavo Magnabosco/Eduardo Berlanda (SC/SC), VW Gol/Pein Competições, a 50s628

4º) Fabiano Cardoso/Caíto Carvalho (RS/PR), Hyundai HB20/Fast Racing, a 58s157

5º) Leandro Zandoná/Paulo Pizzoni (PR/PR), Ford Fiesta/Ferrari Motorsport, a 1min12s421

6º) Wanderson Freitas/Leandro Freitas (MG/MG), VW Gol/Stumpf Preparações, a 1min20s748

7º) Gabriel Corrêa/Daniel Kaefer (GO/PR), Ford Ka/Sergio Ferrari Racing Team, a 1 volta

8º) César Bonilha/Rafael Colombari (PR/PR), VW Gol/Cesinha Competições, a 1 volta

9º) Gefferson de Lima/Felipe Lobo (PR/PR). VW Gol/RB Motorsport, a 2 voltas

10º) Fausto de Lucca/Juca Lisboa (SC/PR), VW Gol/MIG Motorsport, a 2 voltas

11º) Anderson Portes/Natan Sperafico (PR/PR), Ford Ka/Sérgio Ferrari Racing Team, a 2 voltas

12º) Rafael Lopes/Pedro Pimenta (SP/SP), Hyundai HB20/Fast Racing, a 2 voltas

13º) Carlos Machado/Beto Monteiro (PB/PE), GM Celta/Tuta Racing-Autotech, a 3 voltas

14º) Odair dos Santos/Thiago Klein (PAR/PR), VW Gol/Paraguay Racing-Stumpf Preparações, a 3 voltas

15º) Luís Filgueiras/Rodrigo Moreno (MG/SP), VW Gol/AGB Preparações, a 3 voltas

16º) Jorge Martelli/Wanderlei Berlanda Jr. (SC/SC), VW Gol/MP Competições, a 3 voltas

17º) Guilherme Sirtoli/Leônidas Fagundes (PR/PR), Ford Ka/Sergio Ferrari Racing Team, a 3 voltas

18º) Raphael Teixeira/Pietro Rimbano (GO/SP), Ford Fiesta/Ferrari Motorsport, a 3 voltas

19º) Marcelo Beux/Aloysio Ludwig Neto (PR/PR), GM Celta/Caús Motorsport, a 4 voltas

20º) Thiago Camilo/Luiz Sérgio Sena Júnior (SP/RS), GM Celta/CenterBUS-Sambaíba Racing Team, a 4 voltas

21º) Paulo Bento/Marco Romanini (PR/PR), GM Celta/Sorbara Motorsport, a 4 voltas

22º) Beto Pontes/Thiago Azalini (CE), Ford Fiesta/Ferrari Motorsport, a 4 voltas

23º) Christiano Bornemann/Marcelo Cancelli (PR/SC), VW Gol/MP Competições, a 5 voltas

24º) Wilton Pena/Lucca Paulinelli/Zigomar Júnior (MG/MG/SP), VW Gol/PaceCar Motorsport, a 5 voltas

25º) Ernani Kuhn/Renan Pietrowski (MT/PR), VW Gol/Abreu Motors, a 6 voltas

26º) Wellington Cirino/André Marques/Lorenzo Massaro (PR/SP/PR), VW Gol/Jack’s-Masso Alimentos Especiais, a 6 voltas

27º) Paulo Salustiano/ João Paulos Naumes (SP/SP), VW Gol/Jack’s-Masso Alimentos Especiais, a 8 voltas

28º) Claitão Salcedo/Eduardo Fuentes/Rafael Cohen (RS/RS/RS), GM Celta/Kaki Motors, a 8 voltas

29º) Lucas Bornemann/Edson Leandro dos Reis (PR/PR), VW Gol/MP Competições, a 9 voltas

30º) Rodrigo Helal/Marcelo Bambino (SP/PE), GM Celta/FP Max Sports Car, a 9 voltas

31º) Igor Antunes/Anderson Oliveira (PE/PE), GM Celta/Tuta Racing-Malta Locadora, a 21 voltas

32º) Richard Heidrich/Richard Anthony Heidrich (SC/SC), VW Gol/Pein Competições, a 22 voltas

33º) Betão Fonseca/Adriano Rabelo (SP/CE), GM Celta/CenterBUS-Sambaíba Racing Team, a 28 voltas

34º) Demilson Andrade/William Gaiewski (RS/RS/PR), GM Celta/Leandro Motorsport, a 29 voltas

35º) Edson Bueno/Diogo Pachenki (PR/PR), VW Gol/Stumpf Preparações, a 39 voltas

36º) Marcel Sedano/Emílio Weiss (SC/PR), VW Gol/Stumpf Preparações, a 45 voltas

37º) Thiago Tambasco/Mauro Neuenschwander (MG/MG), GM Celta/Fast Racing, a 46 voltas

38º) Allan Aquino/Ingmar Biberg (PAR/PR), Ford Ka/RMP Motorsport, a 52 voltas

39º) James Ramos/Pierre Sabbagh (SC/SC), VW Gol/Stumpf Preparações, a 56 voltas

40º) André Bragantini/Cleiton Campos (SP/SC), GM Celta/Fast Racing, a 61 voltas

41º) Edson do Valle/Wellington Justino (GO/GO), Ford Ka/Classe A-Ferrari Motorsport, a 61 voltas

42º) Célio Vinícius/Pablo Alves (GO/GO), Fiat Mobi/Landerson Competições, a 66 voltas

43º) Wilians Peres/Rodrigo Bonora (PR/PR), VW Gol/Abreu Motors, a 66 voltas

44º) Felipe Carvalho/Guilherme Salas (PR/SP), GM Celta/Fast Racing, a 68 voltas

45º) Luiz Carlos Ribeiro/Peter Ferter (RS/RS/MS), Ford Ka/Ourocar-Charrua Racing, a 69 voltas

46º) João Lemos/Analino “Choka” Sirtuli (POR/RS), GM Corsa/Choka Car Racing, a 75 voltas

47º) Marcelo Andrade/Andrei Carta/Ruslan Carta Filho (PR/PR/PR), VW Gol/Stumpf Competições, a 76 voltas

48º) Tuca Antoniazi/Thiago Messias (RS/RS), GM Corsa/Tuta Racing, a 81 voltas

49º) Eduardo Pavelski/Nicolas Salmini (PR/PR), VW Gol/SR Competições, a 84 voltas

50º) Renan Guerra/Marlon Caús Bastos (SP/PR), GM Celta/Alpie Competições, a 94 voltas

51º) Guto Baldo/Júnior Caús (PR/PR), GM Corsa/Sivel Competições, a 99 voltas

52º) Davi dal Pizzol/Gustavo dal Pizzol (PR/PR), VW Gol/Roger Preparações, a 100 voltas

53º) Gustavo Myasava/Lucas Daleffe (PR/PR), MRF Motorsports/GM Celta, a 102 voltas

54º) Marcelo Campagnolo/Gastão Weigert (PR/PR), Ford Fiesta/Seidel Preparações, a 104 voltas

DESCLASSIFICADO

Gabriel Formentão/Cleves Formentão (PR/PR), VW Gol/SpeedCar

Melhor volta: Lucas Inoue/Leandro Totti, na 98º, 1min18s398, média de 140,421 km/h