O ano de 2020 está sendo mágico para o FC Cascavel. Pela primeira vez na história, a Serpente Aurinegra fará um jogo de semifinal do Campeonato Paranaense. Neste domingo (26), o time encara o Athletico-PR, às 18 horas, na Arena da Baixada, em Curitiba.
No ano passado, a equipe fez uma partida de semifinal do primeiro turno, mas não experimentou um jogo com maior envergadura. Nas outras duas edições em que disputou o Estadual com esse mesmo formato, o FC Cascavel chegou, no máximo, às quartas de final (2015 e 2017). Com Marcelo Caranhato no comando, o FC Cascavel já consolidou a sua melhor campanha em seis participações na elite estadual e chegou às semifinais pela primeira vez. Com essa campanha, inclusive, o time garantiu presença na Copa do Brasil do ano que vem.
A história do time na elite estadual começou em 2015. E o primeiro adversário foi justamente o Furacão. O confronto ocorreu no dia 1º de fevereiro e terminou sem gols. De lá para cá, FC Cascavel e Athletico-PR se enfrentaram em mais cinco ocasiões. O retrospecto ainda mostra uma vantagem ao time de Curitiba. Em seis jogos, foram duas vitórias do Furacão, três empates e apenas um resultado positivo para a Serpente Aurinegra. A primeira, e única vitória, ocorreu na edição deste ano. No dia 09 de fevereiro, o FC Cascavel superou o Furacão por 1 a 0, com um golaço de Magno no fim da partida. Nesse histórico, a Serpente Aurinegra fez apenas um confronto da Arena da Baixada, em 2017, e foi derrotada. Agora, o time tenta buscar o primeiro triunfo sobre o Furacão dentro de sua casa.
Números
A campanha da equipe de Marcelo Caranhato mostra que o time tem condições de duelar de igual para igual com o Furacão. Os dois times, inclusive, são donos dos melhores ataques da competição. Com os resultados das quartas de final, FC Cascavel e Athletico-PR chegaram a 28 gols. E os dois times têm os artilheiros do campeonato. Pedrinho e Tocantins marcaram seis gols. O FC Cascavel é o time que mais venceu neste estadual e tem o mesmo número de vitórias do Coritiba, time de melhor campanha até agora. Em 13 jogos, a Serpente Aurinegra consegui nove resultados positivos, teve dois empates e sofreu duas derrotas. O Furacão venceu oito jogos, com dois empates e três derrotas. O time de Marcelo Caranhato também se destaca na defesa com apenas doze gols sofridos. As defesas mais efetivas pertencem a Coritiba, Cianorte e Paraná Clube (que caiu nas quartas). Os três sofreram onze gols.
Por todos esses atributos, Caranhato acredita que o FC Cascavel tem condições de encarar o Furacão e garantir um resultado que lhe dê condições de buscar a inédita vaga na final no jogo de volta.
Coritiba x Cianorte
O Coritiba chega nas semifinais do Campeonato Paranaense como o time de melhor campanha da competição. Em 13 jogos, o Coxa teve nove vitórias, três empates e sofreu apenas uma derrota. Por isso, é considerado favorito no duelo desta fase contra o Cianorte. O jogo de ida será neste domingo (26), às 16 horas, no Estádio Albino Turbay, em Cianorte.
Coritiba e Cianorte se enfrentaram pela primeira fase no dia 21 de fevereiro, na oitava rodada. Na ocasião, o Coxa venceu por 2 a 0. Este será o jogo de número 24 entre as duas equipes. Ao todo são 14 vitórias do Coxa, seis empates e três derrotas. O Coritiba já marcou 34 gols e sofreu 14 nos duelos. Uma outra curiosidade é que o já são três jogos disputados com o Cianorte, sem que o Alviverde sofresse nenhum gol.
Capital x interior
Dois times do interior tentam desbancar os gigantes da Capital nas semifinais do Paranaense de 2020. O FC Cascavel terá pela frente o Athletico-PR e quem passar desse duelo irá decidir o título com o vencedor do confronto entre Cianorte e Coritiba. O Leão do Vale do Ivaí teve uma grande proeza no meio de semana e despachou o Operário de Ponta Grossa dentro do Germano Krüger por 2 a 0, após ter perdido o jogo de ida por 1 a 0. Ou seja, Serpente Aurinegra e Leão do Vale tentarão surpreender os favoritos e provocar uma nova final do interior. A última ocorreu em 2014, quando o Londrina faturou o título sobre o Maringá. O último time do interior a ser campeão estadual foi o Opeário, em 2015. No ano passado, o representante do interior na decisão foi o Toledo, mas perdeu a taça para o Athletico-PR.