Só uma catástrofe tiraria o FC Cascavel da próxima fase do Campeonato Paranaense. Se bem que, em tempos de pandemia, em que tudo pode mudar, é bom manter um pingo de cautela antes de cravar a classificação da Serpente Aurinegra para as semifinais. Mas a vantagem do time de Marcelo Caranhato é gigantesca depois da vitória por 3 a 0 no jogo de ida, que ocorreu no último sábado, em Ponta Grossa. A partida de volta das quartas de final será nesta quarta-feira (22), às 18 horas, no Estádio Olímpico Regional. O time cascavelense pode até perder por dois gols de diferença que se classifica para as semifinais. E se confirmar a vaga na próxima fase o FC Cascavel irá garantir de maneira inédita a presença na Copa do Brasil do ano que vem. Este foi um dos objetivos traçados pela diretoria do clube no início do ano. Ou seja, um jogo separa o time destes feitos inéditos.
Ao Rio Branco, resta devolver o placar para levar a decisão para os pênaltis ou conseguir uma vitória por quatro gols de diferença para seguir adiante. No entanto, pelo que tudo indica, o time de Paranaguá tenta encerrar a participação no Estadual de maneira digna.
Para entrar em campo, o FC Cascavel submeteu todo o elenco a um novo teste de Covid-19. Desta vez, testaram positivo o lateral-direito Lucas Paraguaio, que é atleta da base, e o auxiliar de preparação física Jean Pereira. O jovem Paulo Baya, que havia testado positivo antes do primeiro jogo, segue em isolamento e não participa da partida desta noite. Sendo assim, Caranhato deve repetir a mesma formação que derrotou o Rio Branco no sábado passado.
Em casa
O jogo desta quarta irá marcar a volta do FC Cascavel ao Estádio Olímpico Regional. O time atuou pela última vez no local há mais de quatro meses, quando derrotou o Londrina por 3 a 1, no dia 08 de março, pela penúltima rodada da fase inicial. Nesta fase, a Serpente Aurinegra fez cinco jogos ‘no ninho’ com quatro vitórias e um empate. O aproveitamento como mandante no Paranaense é de 86%. Aliás, a última derrota do FC Cascavel no Olímpico ocorreu no Estadual de 2019 e o algoz foi esse mesmo Rio Branco. No dia 21 de março do ano passado, o Leão da Estradinha levou a melhor por 1 a 0.
Além da boa vantagem construída no primeiro jogo das quartas de final, o FC Cascavel conta com o retrospecto positivo diante do Rio Branco para consumar a classificação. Os dois times se enfrentaram em sete ocasiões no Campeonato Paranaense. Agora, são quatro vitórias do time cascavelense, dois empates e apenas uma derrota, justamente o embate de 2019, no Olímpico.