Esportes

FC Cascavel quer manter os pés no chão contra o Rio Branco

17 jul 2021 às 09:27

O FC Cascavel vem fazendo uma campanha muito sólida nesta Série D do Campeonato Brasileiro. O time ainda está invicto na competição e começou a rodada na liderança do Grupo 8 com 14 pontos. São quatro vitórias seguidas na competição e se derrotar o Rio Branco de Paranaguá neste domingo (18), às 15 horas, na Estradinha, irá fechar o primeiro turno da fase de grupos na liderança isolada de sua chave. Depois do duelo contra o Rio Branco restarão mais sete jogos para a equipe confirmar a classificação para a segunda fase. Com esta campanha, a classificação já está encaminhada tomando como base o desempenho do time na edição passada da Série D. Em 2020, o FC Cascavel avançou entre os quatro primeiros depois das 14 rodadas com 24 pontos ganhos. Agora, com seis jogos realizados, a Serpente Aurinegra somou 14 pontos e tem um aproveitamento de 77,8%. Mesmo assim, o técnico Tcheco preferiu adotar o discurso mais cauteloso. Segundo ele, a campanha é boa, mas falta muito para consolidar a vaga no mata-mata da Série D. “Encaminhada ainda não. A gente tem que ter os pés no chão, mas a classificação está bem direcionada talvez. Pensando que nós temos um segundo turno inteiro, não podemos pensar que apenas no primeiro turno a gente acaba classificando. Isso gera um comodismo e a gente não quer que os atletas encarem dessa maneira. O desafio é somar o maior número de pontos possíveis. Entendemos que temos uma classificação geral e é importante ter um bom posicionamento. Se temos essa condição vamos brigar pelas primeiras posições até o final”, disse.

O time empatou sem gols com o Rio Branco pelo Estadual.

Rio Branco

O Rio Branco é um velho conhecido do FC Cascavel. As duas equipes se cruzam no Campeonato Paranaense desde 2015. No ano passado, ambos se enfrentaram na fase de quartas de final a Serpente Aurinegra venceu os dois compromissos. No Estadual deste ano, o time de Tcheco teve um duelo complicado contra o Leão da Estradinha e as duas equipes empataram sem gols no Estádio Olímpico. Mas neste domingo, os dois times farão o primeiro jogo da história numa competição nacional. Tcheco, que foi treinador do Rio Branco no ano passado e ganhou notoriedade pelo bom trabalho que desenvolveu por lá, usou o discurso cauteloso para projetar o confronto. O Leão da Estradinha é o lanterna do Grupo 8 com apenas três pontos e ainda não venceu na competição. Na visão de Tcheco, é justamente por isso que o jogo oferece riscos ao FC Cascavel. “É um jogo emblemático. É um jogo que ainda não venceu no campeonato, mas perdeu só um jogo dentro de casa. Eu passei por lá e sei da maneira de jogar. Sei que é um mando muito forte que eles têm. O Rio Branco sempre faz jogos com muita disputa e uma competitividade muito grande de seu campo. O campo não deve estar nas melhores condições, então para propor o jogo fica mais difícil. O Marcílio Dias e o Joinville tentaram fazer isso e não conseguiram”, avaliou Tcheco.

O Rio Branco de Paranaguá fez três jogos como mandante nesta Série D. O time empatou sem gols com o Esportivo na primeira rodada. Depois foi superado pelo Marcílio Dias por 1 a 0. E empatou sem gols com o Joinville pela quinta rodada. No último fim de semana, o Leão da Estradinha foi derrotado pelo Aimoré por 1 a 0, no Rio Grande do Sul.

FC Cascavel e Rio Branco voltam a se enfrentar no próximo sábado (24), às 16 horas, no Estádio Olímpico Regional, na abertura do segundo turno.

Última rodada

A última rodada do Grupo 8 será aberta neste sábado (17) com o confronto entre Esportivo e Joinville, às 19 horas. Neste domingo (18) serão mais dois jogos. O Juventus, que foi derrotado pelo FC Cascavel no sábado passado, recebe o Aimoré, às 15 horas, no Estádio João Marcatto. E o Caxias recebe o Marcílio Dias, no Estádio Centenário, também às 15 horas.