Esportes

FC Cascavel terá um ‘velho conhecido’ do outro lado

27 ago 2021 às 20:17

A penúltima rodada da fase de classificação da Série D do Campeonato Brasileiro será aberta neste sábado (28). O FC Cascavel volta a jogar em casa e recebe o Marcílio Dias, às 15 horas, no Estádio Olímpico Regional. Até então, seria um confronto normal entre as duas equipes. O FC Cascavel é o líder do Grupo 8 com 24 pontos, ainda está invicto na competição e já está classificado para a próxima fase. A meta do técnico Tcheco é preservar a liderança da chave. Do outro lado está o Marcílio Dias, que aparece na quarta posição na tabela com 15 pontos. O time catarinense veio para Cascavel no intuito de conseguir uma vitória que lhe dê condições de depender só de si na última rodada para avançar para a segunda fase. Um resultado positivo no Olímpico pode até garantir a classificação antecipada. Mas para isso, o Marcílio Dias dependeria de uma combinação de resultados nesta rodada, como a derrota do Caxias para o Rio Branco e uma vitória do Esportivo sobre o Juventus.

Foiani foi técnico do FC Cascavel em duas ocasiões. Foto Luciano Neves

O ingrediente a mais nesse jogo é que agora o Marcílio Dias é dirigido por Paulo Foiani, que construiu uma história expressiva no FC Cascavel. Foiani ainda é o treinador que mais comandou a equipe profissional da Serpente Aurinegra. O treinador teve duas passagens pelo clube e dirigiu o time em 44 jogos. Tcheco, atual técnico do FC Cascavel, aparece na terceira posição na lista com 27 partidas. E Marcelo Caranhato, que foi o treinador da temporada passada, aparece na segunda posição com 31 jogos. Tcheco não conseguirá superar Foiani neste ano. Mesmo que avance para a final do Campeonato Paranaense e alcance a final da Série D fará 43 partidas.

Além de ser o treinador com o maior número de jogos, Foiani deixou outras marcas importantes: foi campeão da segunda divisão estadual em 2014, se tornou o primeiro técnico a dirigir o time na primeira divisão do Paranaense, em 2015, e também classificou o FC Cascavel para disputar uma competição nacional pela primeira vez em 2019. No entanto, Tcheco leva vantagem no quesito aproveitamento. Em 27 partidas no ano, ele tem 14 vitórias, 12 empates e apenas uma derrota. O aproveitamento é de 66,6%. Foiani teve um aproveitamento de 52,2% acumulando as duas passagens pelo clube. Marcelo Caranhato teve um aproveitamento de 58% em 2020.