Esportes

FCC já tem o melhor início de Campeonato Paranaense da história

06 fev 2018 às 14:00

O FC Cascavel comemorou no domingo a vitória por 2 a 0 sobre o União, de Francisco Beltrão. Com isso, assumiu a segunda posição no grupo 'A' com sete pontos. O detalhe é que este é o melhor início de campeonato paranaense, em quatro participações do clube na primeira divisão.

O torcedor do FC Cascavel nunca viu uma situação como esta no campeonato paranaense. O Cascavel quase no topo da tabela de classificação. Se bem que o formato do estadual agora é outro. Mas a equipe está na segunda posição do grupo a com sete pontos. Hoje estaria classificado para as semifinais da taça Dionísio Filho, o primeiro turno do Campeonato Paranaense. Isso significa que o time só depende de si para avançar para a próxima fase. Ainda restam dois jogos para o fim da fase inicial do Paranaense. O time vai fazer estas duas partidas em casa. No sábado (10), recebe o Atlético Paranaense no Olímpico e depois, na quarta-feira (14), enfrenta o Londrina. Os números do Cascavel até agora animam a equipe para estes dois compromissos.

 Este é o melhor início de Campeonato Paranaense em quatro participações do time na elite estadual. Em quatro jogos, são duas vitórias, um empate e apenas uma derrota, um aproveitamento de 58%. Até então, a melhor campanha depois de quatro rodadas havia sido registrada na edição de 2015. Na ocasião, o time que era treinado por Paulo Foiani ainda estava invicto a esta altura do campeonato.  Mas tinha três empates e apenas uma vitória, um aproveitamento de 50%. Em 2016, o Cascavel teve a pior campanha no estadual. Nos primeiros quatro jogos, o time sofreu três derrotas e conseguiu apenas uma vitória, um aproveitamento de 25%. O início ruim provocou a troca de treinadores. Depois da terceira rodada, saiu Charles Gbeke e Karmino Colombini assumiu.

O treinador que fechou a campanha de 2016 também iniciou o campeonato de 2017. E Karmino não teve um bom desempenho nas quatro rodadas iniciais. No ano passado, ele estreou na competição com uma derrota por 3 a 0 para o J. Malucelli. Depois empatou sem gols com o Coritiba, no Olímpico. Kolombini ganhou um respiro ao vencer o Foz do Iguaçu fora de casa por 1 a 0. Mas encerrou o seu trabalho no Cascavel depois da quarta rodada, quando o time foi superado pelo Cianorte fora de casa. De doze pontos disputados, a serpente Aurinegra somou apenas quatro, um aproveitamento de 33%.

Outra característica do time de Milton do Ó é a virtude ofensiva. O cascavel é um dos times com o melhor ataque da competição com seis gols. Os invictos Atlético, Londrina e Cianorte também marcaram seis gols.

Em 2015, a equipe fez apenas um gol nas quatro primeiras partidas.  Em 2016, foram cinco nesta mesma quantidade de jogos.  No ano passado, com Colombini, no comando, foram apenas dois gols no início do certame. Tanto é que o elenco conta com dois jogadores que estão na briga pela artilharia do campeonato.  Weverton e Dinélson marcaram dois gols, um a menos que Bruno Batata, do Maringá, que balançou as redes três vezes.

A defesa melhorou nos últimos dois anos. São quatro gols sofridos em quatro jogos. E esta altura do campeonato, em 2016, o time havia tomado dez gols. No ano passado, cinco. O setor defensivo de Milton do Ó só não tem desempenho melhor que a equipe de Paulo Foiani. No campeonato de 2015, o Cascavel só foi sofrer gols na sexta rodada.