Esportes

Finais do Campeonato Oeste Paraná de Ciclismo

21 set 2019 às 12:03

 Serão definidos neste domingo (22), os campeões do Campeonato Oeste Paraná de Ciclismo. As provas da terceira e decisiva etapa serão na pista do Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel. A abertura dos portões será às 7h30 e a primeira bateria tem largada prevista para as 8h30. Esta prova terá duração de 30 minutos mais uma volta e terá atletas das categorias Infanto Juvenil, MTB Urbano e Juvenil. Já a segunda bateria tem largada marcada para as 9h25, com 35 minutos mais uma volta. Nesta bateria, correm os atletas do Feminino Open, Máster C e Amador. Às 10 horas, terá a largada da terceira bateria, com ciclistas das categorias Máster A e B e Júnior. A prova terá uma hora de duração, mais uma volta. Por fim, a quarta e última bateria terá largada às 11h15. Essa prova será a mais longa, com 80 minutos mais uma volta de duração. Nela, irão pedalar os atletas das categorias Sub-30 e Elite. A solenidade de premiação de todas as categorias será às 12h45.

Luciano Carvalho, organizador da competição, conta que a etapa de Cascavel terá 130 atletas. Segundo ele, foi um número um pouco menor em relação às duas etapas anteriores, que tiveram, em média, 200 ciclistas. Isso se deu em virtude das disputas da fase final dos Jogos da Juventude do Paraná (Jojup’s), em Londrina. Ou seja, vários jovens atletas não puderam participar da etapa decisiva para representar seus respectivos municípios nos Jogos.

Mesmo assim, a etapa cascavelense terá alguns atletas de ponta. O paraguaio Sebastian Acuña foi o campeão da categoria Júnior em seu país. E Vitor Ranghetti, da equipe Dataro de Curitiba, foi campeão Sub-23 na volta de Missiones, na Argentina.

A primeira etapa do Campeonato Oeste Paraná de Ciclismo foi realizada em Toledo. Esta foi uma prova de estrada. Depois, Foz do Iguaçu recebeu a segunda etapa, que teve uma prova de circuito. Nesse caso, esta tem mais semelhanças com a terceira etapa em Cascavel. O diferencial é que as provas serão realizadas no Autódromo Zilmar Beux. “Há sete anos não tínhamos evento de ciclismo no autódromo”, complementa Luciano. 

Atletas paralímpicos

Uma das novidades na etapa de Cascavel é a inserção das categorias paralímpicas. O evento deste domingo terá a classe H (hand bike), com quatro atletas, e a classe C (Speed), com mais três atletas.  “Será a primeira vez que teremos representantes do paradesporto no Campeonato Oeste Paraná de Ciclismo. Mas a intenção, para o ano que vem, é inserir em todas as etapas”, acrescenta Luciano.